Principais características da Nova República: - Redemocratização do Brasil. - Retorno das liberdades sociais: imprensa, manifestação política, expressões artísticas e culturais, opinião e etc. - Eleições diretas para presidente da República, a partir de 1990. ... - Aumento da influência do Brasil no cenário externo.
A atual república brasileira é conhecida como Nova República e está em vigor desde o fim da Ditadura Militar. Com a Nova República, foi inaugurado um novo período democrático, além de ter sido redigida e promulgada, em 1988, uma nova Constituição para o Brasil.
Resposta. Resposta: Nova República é um período da História do Brasil que tem início com o final da Ditadura Militar (1985) até os dias de hoje. Ou seja, este período começa com a saída do general Figueiredo da presidência do Brasil e a entrada de um civil no cargo, José Sarney.
Lista de presidentes do Brasil
Dentre os dez militares de carreira que ocuparam a presidência da República, dezesseis considerando as Juntas, apenas três foram eleitos diretamente: Hermes da Fonseca (1910), Eurico Gaspar Dutra (1945) e Jair Bolsonaro (2018).
O primeiro presidente do Brasil foi o Marechal Deodoro da Fonseca, ele ficou no cargo de 1889 a 1891. foi eleito pelo Congresso, as divergências entre os grupos que se haviam associado para tomar o poder foram crescendo e, no dia 4 de novembro de 1891, Deodoro dissolveu o Congresso.
Resposta. O primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto popular foi Prudente de Moraes e vice presidente Manuel Vitorino eleitos em 1 de março de 1894.
Sarney assumiu o governo interinamente após a internação de Tancredo Neves, e definitivamente em 21 de abril de 1985, após a morte do qual foi o primeiro presidente civil após mais de vinte anos de regime militar no Brasil.
Contexto histórico. Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves venceu a eleição para presidente da República do Brasil no Colégio Eleitoral, encerrando a ditadura militar no país.
Fernando Collor, o primeiro presidente eleito pelo povo, em 1989, envolveu-se em escândalos e foi deposto democraticamente em 1992. Itamar Franco, então vice-presidente, assumiu o poder em 1992, e estabeleceu o Plano Real, que estabilizou a economia.
Após mais de 20 anos de ditadura militar, o Brasil passou por um processo de abertura política e reintegração das instituições democráticas, em um período chamado de redemocratização. A ditadura militar, instaurada em 1964, foi responsável por uma forte censura e opressão aos direitos democráticos.
O esgotamento final do regime militar aconteceu, principalmente, em decorrência da realização de inúmeras manifestações de massas nas principais cidades brasileiras pedindo a realização de eleições diretas para presidente da República. ... Em 1984, Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil pelo Colégio Eleitoral.
O processo de redemocratização compreendeu uma série de medidas que, progressivamente, foram ampliando novamente as garantias individuais e a liberdade de imprensa até culminar na eleição do primeiro presidente civil após 21 anos de ditadura militar.
O golpe militar de 31 de março de 1964 tinha como objetivo evitar o avanço das organizações populares do Governo de João Goulart, acusado de comunista. O ponto de partida foi a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961.
1 de abril de 1964 – 15 de março de 1985
A ditadura militar no Brasil durou 21 anos, teve 5 mandatos militares e instituiu 16 atos institucionais – mecanismos legais que se sobrepunham à constituição. Nesse período houve restrição à liberdade, repressão aos opositores do regime e censura.
Entre as principais técnicas de tortura aplicadas no período, podem ser citadasː o afogamento, a cadeira do dragão (espécie de cadeira elétrica), espancamentos, soro da verdade (droga injetável que deixa a vítima em estado de sonolência), a geladeira (pequena caixa em que a vítima era confinada e sofria com oscilações ...
O trabalho silencioso dentro das fábricas mantinha a resistência acesa e foi a partir de seu ressurgimento na cena política e de sua reorganização nacional, através das greves e mobilizações realizadas durante a ditadura, que os trabalhadores contribuíram para o fim do regime militar no país.
No período da Ditadura Militar os artistas estavam fadados à censura imposta pelo governo que controlava as relações de produção cultural e manifestações artísticas.
A década de 80 no Brasil foi um período de significativas mudanças e de novos ordenamentos no quadro político da nossa sociedade. O início do processo de abertura política, após longo período de ditadura militar, possibilitou o surgimento de novas organizações da sociedade civil e da sociedade política.
13 de julho: Pelé recebe o título de Atleta do Século, eleito pelo jornal francês L'Equipe. 12 de setembro: Presidente João Figueiredo inaugura o Memorial JK, em Brasília. 19 de setembro: O barco brasileiro Sobral Santos II afunda no rio Amazonas, no porto da cidade de Óbidos, matando mais de 300 pessoas.
A década de 80 ainda hoje é uma época que está muito viva na memória daqueles que tem entre 30 e 40 anos de idade. No aspecto econômico ficou conhecida como a década perdida, por conta da estagnação da economia e aumento do desemprego.
Posse do presidente João Figueiredo em 15 de março de 1979, em sessão conjunta do Congresso Nacional.