O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
4- Qual das características abaixo não pertence ao Renascimento: A- ANTROPOCENTRISMO- Do grego anthropos. "humano" e kentro "centro", ou seja, o Homem no. centro das atenções.
Falso. O Renascimento não trouxe um mundo totalmente novo por dois motivos: é impossível que todas as estruturas sejam abandonadas e, com o Renascimento, houve um retorno aos princípios clássicos de pensamento.
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.
As obras renascentistas (pinturas, esculturas, livros) apresentavam características comuns como: - Antropocentrismo: valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos. - O uso da estética da cultura greco-romana, principalmente a busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas.
Resposta: Explicação:O. Renascimento propõe uma nova educação que se opunha ao velho e pedante esquema da escolástica e promova o ideal da nova vida. O aprendizado da língua e da literatura dos gregos e romanos torna-se o problema pedagógica mais importante.
Eles explicaram o que antes era proibido, as atividades físicas. Nesse período houve a volta de um importante fato na historia, os jogos olímpicos. Nesses jogos Olímpicos eram praticados esportes com dança, lançamento de peso, lançamento de lança, etc.
Valorização do racionalismo e do método científico; Descentralização do conhecimento, onde a igreja perde o monopólio; Valorização do ser humano; Desenvolvimento da imprensa.
Os pensadores humanistas defendiam a valorização da figura do homem e da sua participação ativa na natureza e na civilização, contrapondo-se à visão baseada na fé e nos dogmas cristãos, que colocavam Deus como a figura central do Universo e a religião no centro da vida cotidiana.
Resposta. Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.
Gil Vicente foi um poeta e dramaturgo português. É considerado, por muitos estudiosos, como o pioneiro do teatro português. Sua obra mais conhecida é " A farsa de Inês Pereira". Suas obras marcam a fase histórica da passagem da Idade Média para o Renascimento (século XVI).
É considerado, por muitos estudiosos, como o pioneiro do teatro português. Sua obra mais conhecida é " A farsa de Inês Pereira". Suas obras marcam a fase histórica da passagem da Idade Média para o Renascimento (século XVI).
Poeta e dramaturgo português, Gil Vicente é considerado por muitos estudiosos o pioneiro no teatro de Portugal, chamando-o de “Pai do teatro português”. Ficou famoso por sua obra chamada “A Farsa de Inês Pereira”, e também foi autor de “Auto da Barca do Inferno”.
O teatro de Gil Vicente, no que se refere à estrutura cênica, não era sofisticado, ou seja, o autor não demostrava preocupação com cenário suntuosos e usava materiais simples para criar o ambiente de suas peças, seguindo o modelo medieval.