A expressão vale a pena é utilizada para fazer referência a alguma coisa que foi merecedora do sacrifício necessário para ser atingida. No caso positivo do desfecho da situação, valer a pena também é utilizado para caracterizar esse esforço.
A expressão valer à pena, com acento indicador de crase, está errada. Devemos utilizar a expressão valer a pena sempre que quisermos indicar que alguma coisa foi, é ou será merecedora do sacrifício que foi, é ou será feito, sendo positivo o desfecho da situação.
A crase deve ser usada quando se encontram a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Em "valer a pena", não existe a preposição, apenas o artigo. Afinal, o verbo "valer" não pede a preposição.
Significado de Apena Colocar ou incutir pena a; castigar alguém; condenar a.
Como disse Santa Edith Stein: “O que vale a pena possuir vale a pena esperar”. Você pode até estar sozinho (a), mas não porque ninguém apareceu. Você é quem optou por não ficar com qualquer um (a), pois você não é qualquer um! Há um velho ditado que cai bem aqui: “Antes só do que mal acompanhado”.
A forma correta de escrita é apenas de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, não existe separação de termos, no entanto, de referir que “a pena” existe. Apenas é um advérbio e significa exclusivamente, só, somente; com dificuldade, a custo.
A expressão «valer a pena» está atestada muito antes de o compositor alemão Richard Strauss (1864-1949) ter vivido e ter visitado o Palácio da Pena, em Sintra (Portugal).
advérbio De uma maneira exclusiva; que tem capacidade para excluir os demais; somente, exclusivamente ou unicamente: referia-se apenas ao companheiro de quarto. Em que há obstáculo ou dificuldade; de um modo penoso; a custo: estava tão cansado, que apenas podia sentar.
O Porém com acentuação gráfica, é sinônimo de “mas”, “contudo”, “todavia”, “no entanto”. Pode também ser considerada como um substantivo comum masculino, quando representa algum obstáculo. Exemplos com porém: Vocês podem comer sorvete, porém devem almoçar antes.
É bastante simples:
Enquanto advérbios, significando o mesmo que apenas, as palavras só e somente podem ser usadas nos mesmos contextos, sendo somente derivada de só, por meio do sufixo -mente.
Somente, apenas e só, são três palavras com sentido similar. Elas são conhecidas como locuções denotativas de exclusão, assemelhem-se a advérbios. Na minha opinião "somente" é um pouco mais formal do que apenas e só.
O porquê junto e com acento é utilizado nas orações quando se quer indicar a causa, o motivo ou a razão de alguma situação. ... Essa forma de escrita pode ser substituída por “o motivo”, “a razão”, “a causa”.