EQST

O Que Hiperlactemia?

O que é Hiperlactemia?

O aumento da concentração de lactato circulante, chamada de hiperlactemia, pode acontecer devido ao aumento da produção de lactato, alteração no fornecimento de oxigênio para os tecidos ou deficiência na eliminação dessa substância do organismo, resultando no seu acúmulo no sangue.

O que causa aumento do lactato?

No dia a dia do plantão, a causa mais comum de aumento do lactato é a má perfusão sistêmica: a redução na oferta e/ou captação de oxigênio nos tecidos favorece o metabolismo celular anaeróbio, com maior produção do ácido lático.

O que é lactato no exame de sangue?

O exame de lactato é pedido principalmente para ajudar a determinar se o indivíduo apresenta acidose láctea, alto nível de lactato no sangue. O lactato é um produto do metabolismo celular. Dependendo do pH, pode estar presente na forma de ácido láctico.

Como corrigir lactato alto?

O tratamento é o suporte hemodinâmico. A correção da acidose com bicarbonato ou diálise é tema controverso e não há suporte robusto na literatura. Muitos autores recomendam repor bicarbonato se pH < 7,15-7,20.

Onde é formado o lactato?

Em condições normais, a maioria do lactato é produzida pelos eritrócitos, mas durante exercício ou atividade física intensa, o músculo produz grandes quantidades de lactato, devido à condição de insuficiente oxigenação do músculo nestas situações.

Quais os benefícios do ácido lático?

O ácido lático é conhecido por ser multiuso, proporcionando diversos benefícios. Dos cabelos a pele. Um dos principais benefícios é a propriedade umectante, que proporciona à pele uma maior retenção de água, contribuindo de forma significativa na hidratação da pele, rejuvenescimento e clareador.

Como o organismo humano é capaz de produzir glicose a partir de lactato após exercício físico intenso?

Durante um curto período de intenso esforço físico, a distribuição de oxigénio aos tecidos musculares pode não ser suficiente para oxidar totalmente o piruvato. Nestes casos, a glicose é convertida a piruvato e depois a lactato, através da via da fermentação láctica, obtendo os músculos ATP, sem recorrer ao oxigénio.

Em qual momento o corpo inicia o acúmulo de lactato?

À medida que a liberação do hidrogênio começa a ultrapassar sua oxidação através da cadeia respiratória, consequentemente, hidrogênios em excesso são transferidos para o ácido pirúvico, promovendo o acúmulo de ácido lático. Isto ocorre em exercícios intensos com duração a partir de 10 segundos até 2 a 3 minutos.

Quando o lactato é formado?

O lactato é produzido pelo organismo após a queima da glicose (glicólise), para o fornecimento de energia sem a presença de oxigênio (metabolismo anaeróbico láctico).