A ascite em cães possui causas diversas, mas, geralmente se desenvolve por um aumento da pressão hidrostática ou uma diminuição da pressão oncótica do plasma sanguíneo. Ela em si não é o problema, já que sempre é um sinal que existe outra doença prévia.
O tratamento da barriga d'água em cachorro depende da doença que está causando o extravasamento de líquido para a cavidade abdominal, portanto, não é possível tratar apenas com remédios caseiros, já que é necessário que um médico veterinário avalie o animal, e por meio de exames obtenha o diagnóstico para o tratamento ...
Diagnóstico de cachorro com barriga inchada Para saber qual doença está deixando o cachorro com barriga inchada é preciso levá-lo ao médico-veterinário. Na clínica, o profissional examinará o pet e fará perguntas para entender a rotina do animal.
Procure sempre um médico veterinário. É necessário consultar o veterinário de imediato se o seu cão estiver com a barriga inchada e dura. Pode tratar-se um problema simples, mas dependendo do aumento de volume e de outros fatores, poderá ser motivo de preocupação.
Azeite de oliva: enriquecer a comida do seu cachorro com azeite de oliva é uma forma simples de aliviar a prisão de ventre, além disso deixará a comida mais apetitosa. Mais água: é fundamental que o cachorro ingira mais água. Você pode colocar um segundo recipiente de água em outro lugar de casa.
Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz, explica que esse é um sintoma comum em diferentes doenças. “Problemas cardíacos, verminoses e hipoproteinemia são apenas algumas das causas para a barriga inchada”, afirma. Assim, é necessário estar atento ao histórico do pet e buscar um profissional o mais rápido possível!
É essencial consultar o veterinário de imediato se o cachorro tem barriga inchada e dura. Ele pode determinar se a barriga inflamada do cachorro corresponde a uma dilatação ou se já ocorreu torção. O tratamento varia em função do diagnóstico, a torção requer uma cirurgia depois de estabilizar o cachorro.
Uma das causas que leva a barriga a ficar inchada e dura são acúmulo de gases, prisão de ventre, gravidez, TPM, entre outros motivos. O inchaço na região do abdômen é bem comum e afeta de 10 a 30% dos adultos.
Obstipação. A constipação, comumente chamada de obstipação ou apenas prisão do ventre, é uma possível causa do aumento do volume abdominal. Quanto mais intensa a constipação, maior o risco de distensão abdominal.
A ascite é uma condição médica onde ocorre o acúmulo de líquido na região abdominal, principalmente devido a problemas do fígado, como cirrose hepática, por exemplo. A barriga fica inchada não só pelo acúmulo de líquidos, mas também porque órgãos como fígado e baço ficam com suas funções alteradas.