A ação do soldado brasileiro de grande importância para o país compreende a defesa de sua Pátria, bem como a sua defesa não somente em ocasiões de guerra, conflitos civis ou externos, mas também para fins do dia-a-dia, promovendo a paz interna e a segurança para os cidadãos.
No dia 25 de agosto comemora-se o dia do soldado. A escolha da data foi em homenagem ao aniversário de Duque de Caxias, Luis Alves de Lima e Silva, que se tornou patrono do exército brasileiro.
A data homenageia o dia do nascimento de Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, no dia 25 de agosto de 1803, patrono do Exército Brasileiro tornou-se conhecido como "o pacificador" após sufocar muitas rebeliões contra o Império.
Um soldado, e/ou militar (Brasil) em sentido genérico, é uma pessoa que trabalha, voluntariamente ou em consequência de serviço militar obrigatório, nas forças armadas ou forças militarizadas de um país soberano, recebendo treino e equipamento para defender o referido país e os seus interesses.
Os sargentos são os responsáveis por garantir o funcionamento e a segurança das aeronaves da FAB. Além de ser a profissão dos sonhos de muitas estudantes, alguns também optam por esse cargo, pois há estabilidade, boa remuneração e benefícios adicionais.