O Produto Logístico, segundo BALLOU (2006), é o conjunto de características físicas e de mercado inerentes ao objeto de fluxo entre as empresas que compõe a Cadeia de Suprimentos.
Para a economia do país, se todas as empresas apresentarem boa logística e então, atraírem mais vendas e mais clientes, há um grande impacto positivo para a economia nacional (movimentação e aumento de indicadores como o PIB, por exemplo).
Conheça os 7 maiores desafios da logística de transporte
Em complemento, Murphy e Poist (1996) destacam que falta de comunicação é a principal dificuldade para integrar Marketing e Logística. Além desta, se destacam: falta de percepção dos benefícios da integração, falta de recursos, desinteresse da gerência, estrutura organizacional inadequada e conflitos pessoais.
Conheça os 11 maiores desafios da logística e saiba como superá-...
O transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil. Responsável por cerca de 75% da distribuição, o modal conduz de insumos a produtos industrializados. O uso de caminhões e carretas nas estradas do país cresce desde a década de 50.
Sem a utilização de soluções tecnológicas adequadas, há maior tendência de ocorrerem problemas como o aumento do tempo de aprovisionamento (lead time), falta de controles de dados e estoques, erros nas entregas e atrasos.
No nível mais fundamental, gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) é o gerenciamento do fluxo de mercadorias, dados e finanças relacionados a um produto ou serviço, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto em seu destino final.
A cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, supply chain. Conceitualmente, ela pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.