Poluição é a introdução de substâncias ou energia de forma acidental ou intencional no meio ambiente, com consequências negativas para os seres vivos. A poluição passou a ser mais intensa a partir da Revolução Industrial que culminou no aumento da industrialização e urbanização.
Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.
A poluição pode ser definida como uma atividade que degrada o meio ambiente, afetando as características físicas e/ou químicas de determinado ecossistema.
A palavra “poluição” diz respeito à contaminação e/ou à degradação do meio ambiente; prejudicando a vida. Em geral, ela é provocada por nós, seres humanos, mas suas consequências afetam não somente as pessoas, mas toda a vida na Terra, como é o caso do aquecimento global e do efeito estufa. ... poluição da água.
Os principais tipos de poluição são: atmosférica, hídrica, dos solos, visual e sonora. ... O ser humano que vive em sociedade está constantemente produzindo lixo, além de gerar também uma grande quantidade de poluentes que afetam o ar, os solos, as plantações, áreas naturais e outros.
Poluição visual é o excesso de elementos visuais criados pelo homem que são espalhados, geralmente, em grandes cidades e que promovem certo desconforto visual e espacial. Esse tipo de poluição pode ser causado por anúncios, propagandas, placas, postes, fios elétricos, lixo, torres de telefone, entre outros.
A seguir vamos conferir as diferenças entre elas. A poluição é qualquer fator que modifica o aspecto do sistema original; seja água, ar, solo, etc., deixando-o visualmente modificado ou sujo. ... A contaminação acontece quando existem fatores patógenos ou químicos que modificam estas características.
a diferenca e que o solo contaminado e causado pela introdução de químicos ou alteração de ambiente do solo pela ação do homen. eo solo poluido ocorre principalmente de produtos químicos na agricultura.
Contaminação é a presença, em um ambiente, de seres patogênicos ou substâncias em concentração nociva ao ser humano; no entanto, se não resultar em uma alteração das relações ecológicas, a contaminação não é uma forma de poluição. Esta diferenciação é fundamental no caso do ambiente ser a água.
Poluição do ar é a introdução de qualquer substância que, devido à sua concentração, possa se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição atmosférica, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.
Considera-se poluente qualquer substância presente no ar e que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.
O ar pode ficar poluído ao ato que os carros cometem ao andarem, pois liberam gases tóxicos por conta do combustível. Empresas de fabricação de quase qualquer produto poluem o ar.
Viroses transmitidas pelo ar: As principais viroses são a gripe, o resfriado, a poliomielite, sarampo, catapora, caxumba, rubéola, varíola, mononucleose, citomegalovírus, pneumonia asiática. Muitas dessas doenças são comuns em pessoas com imunidade baixa.
Hipolabor ensina: 8 dicas para prevenir as doenças respiratórias
Resposta. por meio da da ação do homem. as atividades humanas aumentam bastante os gases tóxicos que se acumulam na atmosfera, como por exemplo o dióxido de carbono. a queima de combustíveis fósseis, como por exemplo o carvão e os derivados de petróleo.
- Principais fontes de poluição do ar Principalmente poeira do deserto, sal marinho e emissões de enxofre vulcânicos e orgânicos libertados pela vegetação. Setores siderúrgico, químico, alimentícios, de petróleo.
As principais fontes de poluição do ar resultam da queima de combustíveis fósseis, ao aumento da frota de veículos motorizados nas cidades, às atividades industriais em geral e à queima do lixo. Nos países asiáticos, o uso de termoelétricas para gerar energia é responsável por grande parte dos poluentes atmosféricos.
As atividades humanas ou antropogênicas também liberam grande quantidade de gases tóxicos e poluentes:
Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.
Dentre os membros da população geral, especialmente crianças, a exposição em longo prazo à poluição do ar pode aumentar a ocorrência de infecções respiratórias e sintomas de distúrbios respiratórios (como tosse e dificuldade respiratória) e uma diminuição da função pulmonar.
Quais são as principais doenças causadas pela poluição do ar?
A exposição ao ar poluído associa-se ao aumento de morbidade respiratória por DPOC, que inclui aumento de sintomas respiratórios e diminuição da função pulmonar, sendo causa frequente de exacerbações que provocam visitas aos serviços de emergência ou hospitalização.
Material particulado Considerado o principal vilão da poluição para a saúde, é formado por partículas grossas e finas que entram no sistema respiratório, atingem os alvéolos pulmonares e a corrente sanguínea. Está associado a diversas doenças, podendo chegar a causar câncer de pulmão.
Assim, a exposição aos poluentes aumenta o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial, diabetes mellitus do tipo 2 e redução do colesterol bom (HDL), que são fatores de risco clássicos para doenças do coração.
Para manter a casa mais protegida, além de evitar essas fontes de poluentes, uma boa saída é usar umidificadores de ar, principalmente para quem mora em cidades muito secas. Uma forma de proteger bebês e crianças é a limpeza frequente do nariz.
Incentivar o uso de instrumentos que minimizem as emissões de poluentes, como catalisadores automotivos, filtros nas fábricas e usinas, tratamento de resíduos etc. Promover o controle e a fiscalização das queimadas em lavouras, áreas de pastagens e em regiões de cobertura vegetal natural.
Verificado por especialistas
A utilização nas torres de resfriamento, irrigação de jardins, descargas dos banheiros, limpeza de pisos, sistemas de combate a incêndio e caldeiras são excelentes opções de reaproveitamento da água para reduzir o impacto ambiental dentro da indústria têxtil.