Dentro de uma empresa, o estoque é representado por produtos (sejam eles produtos finais ou inacabados) que estão em posse de um agente econômico. São os materiais e suprimentos utilizados para a produção de seu produto ou para suprimir a necessidade da própria empresa.
A gestão de estoque, portanto, é a capacidade da empresa em controlar precisamente as quantidades de seus produtos armazenados para determinar novas demandas de compra, entender a relevância de seus produtos para o mercado e até entender quanto, em dinheiro, o estoque vale para a empresa.
O controle de estoque — ou, de forma mais ampla, gestão de estoque. É a área responsável por controlar e analisar a entrada e saída das mercadorias, bem como sua movimentação dentro da empresa. Ela também é a responsável por fornecer dados confiáveis para que a gestão de compras seja eficaz.
Podemos definir estoque como a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de produção e/ou operações. A função dos estoques é maximizar as vendas, aperfeiçoar o planejamento e controle de materiais.
A estocagem é como uma função da armazenagem. O termo refere-se ao ambiente físico onde ficam produtos, insumos e outros materiais. Quando falamos sobre as funções do sistema de armazenagem também incluímos a estocagem.
Não é função do Controle de Estoque: Receber e armazenar os materiais estocados de acordo com as necessidades da empresa. ... Determinar o quanto de estoque será necessário para um determinado período pré-estabelecido, assim como a quantidade de compra.
A administração de estoques é o conjunto de atividades desenvolvidas para garantir um fluxo contínuo e uniforme na produção e nas vendas da empresa. Faz-se necessário que a empresa registre e controle os dados das mercadorias estocadas, ou seja: ... - Ritmo de entrada e saída das mercadorias.
Os pontos que mais precisam de atenção no controle de estoque vão desde a entrada e saída de produtos até o giro de estoque. Dessa maneira, o negócio tem uma visão completa sobre os itens armazenados e evita o desperdício de recursos e de oportunidades.
Não é conveniente manter estoques pois nunca se sabe como pode ficar o mercado. Por exemplo, um produto que hoje vende muito pode parar de ser procurado em poucos dias e, com isso, se a empresa possui um grande estoque deste produto, ela terá um alto prejuízo.
Um gerenciamento de estoque ineficaz pode causar diversos prejuízos para uma empresa: perda da produtividade, perda de dinheiro — representado pelo investimento na compra dos produtos —, erros de expedição, retrabalho, enfim, uma série de problemas que nenhum empreendedor deseja enfrentar em sua gestão.
1. Perdas conhecidas
Entenda quais são as principais causas das perdas financeiras nas empresas
Fiscaliza entrada e saída de clientes, funcionários e mercadorias em lojas, identifica movimento de pessoas suspeitas e verifica o atendimento às normas de segurança e procedimentos administrativos, a fim de zelar pelo patrimônio físico e de pessoal.
É bem simples, prevenção de perdas é um conjunto de processos e estratégias com o objetivo de prevenir, combater e reduzir as perdas da empresa. ... Em outras palavras, a prevenção de perdas é responsável por desenvolver, implementar e controlar processos de modo a evitar as perdas.