A caseína (do latim "caseus", queijo) é uma proteína do tipo fosfoproteína encontrada no leite fresco. Estas proteínas encontram-se com frequência no leite de mamíferos, sendo cerca de 80% da proteína encontrada no leite de vaca e entre 20% e 45% das proteínas no leite humano.
Caseína. A caseína é a proteína do leite, e portanto está presente em alimentos como queijo, iogurte, coalhada, creme de leite, requeijão, e todas as preparações culinárias que utilizam esses ingredientes, como pizza, bolo, sorvete, biscoito e molhos.
Leite de búfala é mais nutritivo Outro ponto importante é que não possui caseína, o que significa que pode ser consumido por alérgicos a essa substância.
Dentre os queijos pesquisados pelo INMETRO, o minas frescal light com redução de 32% de gordura é o que tem menos gorduras saturadas, com apenas 2,05 g. Um pouco acima está o requeijão cremoso light, com 4,59 g. Em seguida, o cottage com 4,94 g e o requeijão tradicional light com 5,18 g.
Esse é o caso dos queijos maturados, como parmesão, gruyére, emmental, gouda e provolone. Os queijos que contêm a inscrição “zero lactose” na embalagem, por sua vez, recebem adição da enzima lactase, que destrói a lactose. Esse processo costuma ser utilizado em queijos frescos como a ricota e o queijo minas frescal.
Geralmente, quanto mais esbranquiçado menos gordurosos eles são. "Os queijos brancos sãos as melhores opções, como o cottage, queijo minas, ricota, por conter menos corantes, serem ricos em proteínas (como todos os tipos de queijos) e pobre em gorduras", explica a profissional.
“Geralmente, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos os queijos são, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteína. O queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a muçarela de búfala são bons exemplos. Eles têm menos corantes, são ricos em proteína e pobres em gorduras”, acrescenta.
Guia do queijo: Qual é o tipo mais saudável?
Prato: alto teor de sódio Possui textura macia, coloração amarela forte e sabor suave. “Possui maior teor de gordura e colesterol quando comparado à mussarela, ao cottage e à ricota. Possui alto teor de sódio. Seu consumo deve ser moderado”, diz Pâmela.
Mas, e quais as diferenças entre o queijo prato e o queijo mussarela? Bom, o queijo mussarela é muito conhecido por seu uso na culinária. ... Já o Queijo Prato da Friolack possui um amarelo mais forte e se destaca por ser da família dos queijos tipo Gouda, tradicionalmente conhecidos e originários na Suíça.
Os queijos podem, sim, fazer parte da dieta. Afinal, além de deliciosos, eles contêm nutrientes importantes para uma alimentação equilibrada, como a vitamina B12, cálcio e proteínas. É preciso, entretanto, saber identificar quais queijos podem ser consumidos regularmente, principalmente quando se quer perder peso.
Dica: uma fatia de 30g de queijo tipo minas tem 66 calorias, enquanto uma porção fina (15g) de mussarela possui 46.
Já uma fatia fina (15 g) de queijo prato fornece 55 calorias. E duas fatias, que somam 30g, oferecem 110 calorias.
87 calorias
Queijos
352 calorias
Em vez de 1 pão francês com 1 fatia de mussarela (190 cal.)
135 calorias