Assim como as raízes, os caules também podem ser classificados em aquáticos, subterrâneos e aéreos. Os caules aquáticos podem estar completamente ou parcialmente submersos na água. ... Os caules aéreos são os mais abundantes e diversos entre as plantas. O tronco é o tipo mais comum de caule entre as plantas lenhosas.
O caule tipo haste se caracteriza por ser mole e na maioria das vezes de cor verde. É muito comum encontrar esse tipo de caule em ervas como a couve. O caule do tipo estipe não possui nenhuma ramificação, apresentando somente um aglomerado de folhas em sua parte superior.
Chama-se de caule o órgão condutor de seivas (tanto seiva bruta como seiva elaborada) das plantas, por que e que sustenta a copa das árvores. Possui gemas (apical e auxilar) de onde brotam os nós, os ramos, as folhas e as flores.
Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.
Raiz: Fixa a planta no solo. Também retira da terra água e sais minerais necessários para a produção do alimento da planta. Caule: Sustenta os galhos com as folhas, as flores e os frutos. Conduz sais minerais e a água até às folhas para a produção do alimento da planta./span>
O caule é uma parte da planta que tem principalmente a função de condução de substâncias e sustentação. É um órgão que junto com as folhas compõe o sistema caulinar. Os caules e suas folhas são intimamente associados em seu desenvolvimento. ... A planta pode crescer por toda sua vida, graças aos meristemas.
O caule apresenta várias funções, sendo as principais: a sustentação, a propagação e o transporte de água e sais minerais das raízes às folhas e, inversamente, de produtos da fotossíntese das folhas às raízes.
A sua função é sustentar as folhas, flores, ramos e frutos, ligar às raízes e conduzir a seiva (água e sais minerais). Os caules são classificados em: aéreos, subterrâneos e aquáticos./span>
O caule está dividido em: gema terminal (estrutura responsável pelo crescimento do vegetal), nó (região por onde saem as folhas, ou flores, ou uma ramificação do caule), entrenó (região localizada entre dois nós) e gema axilar (produção de folhas ou ramo folioso).
O caule é o órgão responsável pela sustentação de folhas, flores e frutos e pela condução de seivas. Ele apresenta algumas adaptações, ou modificações, que garantem a sobrevivência dos vegetais nos mais diferentes ambientes. ... Espinhos: São modificações do caule que crescem nas axilas das folhas./span>
A gema apical (ou terminal) se localiza no ápice do vegetal e tem como principal função gerar o crescimento vertical dos vegetais. ... Estas gemas surgem, como seu próprio nome já diz, nas laterais dos caules./span>
As folhas podem ser formadas por 4 partes (limbo, pecíolo, estípula e bainha). Isso quer dizer que, embora existam 4 partes, nem todas as folhas apresentam a mesma estrutura: Limbo - é a parte mais conhecida da folha, que é considerada a folha propriamente dita.