Os poetas simbolistas acreditavam que a realidade era complexa demais para ser descrita de maneira objetiva, como pretendiam os realistas e parnasianos. ... Assim, propunham o exercício da subjetividade contra a objetividade, retomando, de forma diferente, características românticas.
Principais autores europeus: Baudelaire, Mallarmé, Verlaine, Rimbaud; Principais autores brasileiros: Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens, Augusto dos Anjos (este último tido como “pós-simbolista” ou “pré-moderno”).
O Simbolismo no Brasil surgiu como influência para o teatro e as artes plásticas, além da literatura. Seu marco no país foi em 1893, quando o poeta Cruz e Souza publicou as obras “Missal” e “Broquéis”. ... Para os adeptos desse movimento a arte deveria focar nas verdades absolutas.
1893
A pintura simbolista foi diretamente influenciada pelas poesias dos poetas franceses Stéphane Mallarmé, Paul Verlaine e Arthur Rimbaud, sendo também uma arte de oposição ao realismo. Dessa maneira, os pintores abordavam em suas obras temas sombrios, oníricos e espirituais, utilizando cores mais frias e escuras.
Ao contrário do que aconteceu na Europa, onde o Simbolismo contou com maior destaque em relação ao Parnasianismo, no Brasil o movimento ficou à sombra da poesia parnasiana, que ganhou a simpatia das camadas mais cultas do país, sobretudo em virtude do preciosismo da métrica e linguagem.
O Parnasianismo caracterizou-se pela busca pela perfeição poética, retorno aos valores Clássicos, valorização do belo. ... Ao contrário do Parnasianismo, a linguagem no Simbolismo era mais subjetiva, com o uso de alguns aspectos do Romantismo. A construção poética era permeada por elementos que conferiam musicalidade.
o simbolismo foi um movimento poético que teve a sua origem no final do século XIX, na França. Foi dada a designação de "simbolismo" graças ao soneto "Correspondências" de Baudelaire.
Romantismo (de 1836 a 1881); Realismo (de 1881 a 1893); Simbolismo (de 1893 a 1922); Modernismo (de 1922 a 1945);