verbo transitivo Rogar, intimar em nome de Deus; suplicar insistentemente. Esconjurar: adjurou os maus espíritos.
Significado de Requestar verbo transitivo Solicitar, suplicar. Diligenciar por possuir; pretender (o amor, as atenções de alguém); namorar, cortejar, galantear.
substantivo masculino Ação ou efeito de esconjurar, de amaldiçoar; conjuro, maldição. Dito que busca prejudicar outra pessoa; praga rogada sobre alguém.
1 Pedir, rogar ou solicitar com instância a; solicitar com insistência: “Instou com a mulher que lhe confessasse tudo, porque tudo lhe perdoaria” ( MA3 ) .
adjetivo Solicitado; que foi requisitado a fazer alguma coisa; que recebeu um pedido ou solicitação para: o presidente instado a comentar a sensibilidade do governo não compareceu ao encontro. Etimologia (origem da palavra instado). Part. de instar.
verbo transitivo direto Dar estímulos, incentivos; mostrar coragem para; incentivar: o presidente exortou as forças armadas a entrarem no bairro. verbo bitransitivo Fazer com que alguém pense ou se comporte de determinada maneira; persuadir, aconselhar: exortava os alunos a pensarem de acordo com seus pensamentos.
Significado de Exortação substantivo feminino Aviso com o intuito de advertir, de chamar atenção, de avisar; conselho. [Por Extensão] Texto ou palavra que busca reformar e melhorar costumes, atos ou opiniões: exortação apostólica. ... Etimologia (origem da palavra exortação). Do latim ehhortatìo.
No âmbito teológico O termo exortação provém do grego, mais especificamente de paraklésis, que pode ser traduzido como chamamento ou consolação. O Novo Testamento possui diversas referências para este conceito e normalmente menciona o dom de convencer ou animar os outros através das palavras.
2 Timóteo 4:1-2 – “Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”.
Quem tem o dom de exortar exortará com amor, paciência, mansidão e muita prudência, caso contrário, a pessoa não tem este dom. O dom de exortar não machuca ninguém, antes, ajuda, levanta, anima, orienta, instrui, alegra e traz muitos benefícios ao Corpo de Cristo, que é a igreja.
Jesus nos manda sim Julgar/Exortar: (Corrigir, Aconselhar; animar; encorajar, proclamar de forma autêntica o Evangelho). Exortar não é brigar, nesse tipo de atitude não deve haver grosseria e sim amor.
Provérbios 15:31 – “Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios”. ... Provérbios 12:1 – “Todo o que ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo”. Provérbios 13:1 – “O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão”.
Como repreender as pessoas
Salomão: Quem despreza a correção cai no... Quem despreza a correção cai no escândalo e na pobreza, entretanto, quem acolhe a repreensão é abençoado com honra!
A Bíblia diz que Deus corrige a quem ama. Isso significa que a disciplina é uma evidência do amor de Deus por seus filhos. ... Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem” (Provérbios 3:11,12).
Por isso, nosso Senhor afirma no livro de Apocalipse, que repreende e disciplina a quantos ama. Por experiência própria, e pelo que podia observar das operações de Deus na Igreja, o autor de Hebreus também afirma que Deus corrige a todo filho porque os ama, de modo a fazê-lo participante da sua santidade.
Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; ... O SENHOR, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus. Pelo seu conhecimento se fenderam os abismos, e as nuvens destilam o orvalho.
É o termo usado para a vara do pastor de ovelhas, por exemplo. Embora o objeto sirva para conduzir as ovelhas, não eram usadas para espancar, ou lutar contra as ovelhas. O termo é utilizado também no popular Salmo 23, quando o autor escreve “a tua vara e o teu cajado me consolam”.
A palavra não significa "Vara", mas Correção. Literalmente, o texto de Provérbios diz isso: Quem se nega a corrigir o seu filho não o ama; quem ama, castiga. A ideia de correção, por meio da vara, é uma ideia militar.
Deus pergunta o que Moisés tem na mão, e Moisés responde "um bastão" ("uma vara" na versão Bíblia de Jerusalém). O bastão é milagrosamente transformado numa serpente e depois de volta a ser um bastão. O bastão é depois referido como a "vara de Deus" ou "cajado de Deus" (dependendo da tradução).
Significado de Vara substantivo feminino Peça geralmente de madeira roliça, comprida e delgada. ... Direito Cada uma das circunscrições judiciais presididas por um juiz de direito: vara criminal. Direito Debaixo de vara, expressão que indica ser alguém compelido a atender mandado judicial.
Enquanto nas comarcas menores, é comum haver uma única vara, que reúne variados tipos de ação, em comarcas maiores há divisão das varas conforme a sua atribuição: varas de infância e juventude, varas da Fazenda Pública, varas cíveis, varas de família, varas criminais, Juizado Especial Criminal, juízes de direito ...
Esta simbologia permanece nos dias de hoje na designação das divisões do poder judiciário, denominadas “varas”, e em expressões tais como “conduzido debaixo de vara”, significando “forçado pela autoridade judicial”.
As varas criminais que funcionam nos fóruns dos tribunais da Justiça Estadual e da Federal são chefiadas por juízes e encarregadas de processar e julgar pessoas acusadas de cometerem crimes. ... Nessas unidades também tramitam processos sobre casos gravíssimos, como crimes dolosos (intencionais) contra a vida.
“A 5ª Vara Criminal é a finalização do que ocorre no trânsito da cidade. ... “Com relação às penas, quando o processo é sentenciado e o pedido do Ministério Público é julgado procedente, a maioria dos crimes resulta em detenção – conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, explicou Maria do Socorro Cantuária.
CRIME CONTRA O PATRIMÔNIO. COMPETÊNCIA DO JUÍZO DA 4ª VARA CRIMINAL. 1. Esclarecendo-se, com a oitiva da vítima, as circunstâncias do fato delituoso, extrai-se que, em verdade, tencionava o acusado praticar crime de roubo, o qual não se consumou por circunstâncias alheias a sua vontade.
A previsão legal da competência do Tribunal do Júri é restritiva à hipótese de crimes dolosos contra a vida, enquanto que a 3ª Vara Criminal possui competência genérica.
A execução penal é a fase do direito processual penal em que se faz valer a pretensão punitiva do Estado, ora convertida em pretensão executória; é a fase em que o condenado irá cumprir efetivamente a pena imposta, em sentença condenatória transitada em julgado, pelo juízo processante.
Consulta Pública de Processos A consulta de processos criminais ocorre apenas através do número do processo. Não são apresentados processos criminais arquivados. Realizando pesquisa, por favor aguarde.