Ácido clorídrico é um hidrácido com alto potencial de ionização, é um líquido de aspecto amarelado, altamente corrosivo e tóxico. É utilizado em diversos processos industriais, como a fabricação de produtos de limpeza e de cloridratos farmacêuticos, em alimentos e em processos siderúrgicos.
O ácido clorídrico proporciona o ambiente altamente ácido necessário para a pepsina decompor as proteínas. A elevada acidez do estômago serve também como uma barreira contra infecções por matar a maioria das bactérias.
Ele pode ser encontrado também no suco gástrico do estômago. O ácido clorídrico é secretado pelo estômago num volume aproximado de 100 ml. Algumas pessoas sofrem de refluxo gastroesofágico, que é o retorno do conteúdo do ácido clorídrico do estômago, provocando queimação, rouquidão e dor torácica.
O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.
de 0 a 14
A Escala de Valores é um instrumento de classificação de valores, criado pelo psicólogo social Milton Rokeach que consiste na classificação dos valores do indivíduo em diferentes tipos.
Para medir a acidez ou basicidade de uma substância utilizamos a escala do pH. Essa escala varia de 0 a 14, com as seguintes faixas de classificação: ... - pH > 7 é básico. Assim, todos os valores da escala de 0 a 6 compreendem uma solução ácida e os valores de 8 a 14, soluções básicas.
As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3).
Os valores instrumentais são valores extrínsecos, contributivos, não são fins em si mesmo, mas meios para se alcançar algo maior, ou seja, são aqueles usados como ferramentas, guias de comportamentos preferenciais (por exemplo ser empático e compreensivo) para se alcançar os valores terminais que as pessoas aspiram ( ...
Valores representam convicções essenciais que determinam um modo específico de conduta do indivíduo, baseado no que se acredita ser correto e importante. ... Esses contêm os valores finais desejáveis e referem-se às metas que uma pessoa gostaria de atingir em sua existência.
A Teoria dos Valores Humanos Básicos tenta medir os valores universais que são reconhecidos em todas as principais culturas. A teoria de Schwartz identifica dez desses valores motivacionalmente distintos e descreve ainda mais as relações dinâmicas entre eles.
Os Valores Organizacionais são, nada mais, que as atitudes e comportamentos que você espera de todos que a compõem, desde o nível operacional à alta diretoria. Eles devem ser claros e representar sua expectativa sobre o comportamento das pessoas na sua empresa e em nome dela.