Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.
Algumas condições anormais no pós-operatório de implante dentário são:
Escove os dentes levemente e sem muita pasta de dente, mas não escove a região da extração. A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca.
Evitar comidas e bebidas quentes ou ácidas Na primeira semana de pós-operatório do implante dentário, os tecidos ainda estão muito sensíveis e suscetíveis a inflamações.
Quando uma restauração/prótese está bem adaptada e sua higiene na região for boa, não deve haver odor. O mau cheiro pode ocorrer pela má adaptação da prótese, inflamação da gengiva ao redor do dente e até a higiene bucal deficitária. procure o dentista para uma avaliação.
Nem sempre aquele cheiro forte e, na maioria das vezes, desagradável que sai da boca é sintoma de um simples mau hálito. O odor que persiste mesmo após escovar os dentes, passar fio dental e utilizar enxaguante bucal é chamado de halitose.
O cheiro ruim da boca pode ser proveniente da proliferação de bactérias. Isso pode ocorrer tanto nos dentes, com a formação do tártaro ou placa bacteriana, quanto na gengiva, se houver algum tipo de inflamação — o que é conhecido como gengivite.
Apesar de haver muitas causas de halitose, uma das mais comuns é a formação da placa bacteriana entre e ao redor dos dentes. Isso ocorre porque essas bactérias quebram pequenos pedaços de comida na sua boca e liberam um desagradável odor, causando o mau hálito.
A presença de amargo, azedo, podre ou metálico no paladar é sintoma de uma alteração chamada disgeusia. O gosto ruim é persistente e ocorre de forma espontânea, sem a pessoa ter comido nada com aquele gosto. “É um sinal de que há algo de errado, mas nem sempre é mau hálito”, diz o especialista em halitose, Arany Tunes.
O gosto amargo na boca pode ter várias causas, que variam desde problemas mais simples, como má higiene bucal ou uso de alguns medicamentos, até problemas mais sérios, como infecção por fungos ou refluxo, por exemplo.
Procure um dentista estomatologista ou periodontista para eliminar possíveis causas. Beba bastante água, evite longo períodos sem se alimentar, Capriche na higiene bucal, mantenha a glicemia em níveis adequados e utilize, de vez em quando, goma de mascar ou balas sem açúcar, para aumentar o fluxo de saliva.