A Educação Física escolar praticada na época da ditadura militar brasileira, mais precisamente durante o período do governo de Getúlio Vargas no início do século XX, ficou sendo conhecida como Educação Física militarista.
Significado de Esportivismo Que tende a se dedicar ao esporte; que se dedica ao esporte.
A Educação Física militarista teve grande impacto nas escolas brasileiras. A ideia central era que a força, a virilidade e a disciplina dos indivíduos desencadeados por meio dos exercícios físicos escolares representariam igualmente um país forte e próspero.
[O objetivo da Educação Física] em primeiro lugar é proporcionar ao aluno a descoberta do seu próprio corpo, o aluno precisa participar de atividades corporais para que ele se conheça; também buscamos a interação social, o respeito ao próximo, o desenvolvimento da cidadania e a incorporação da Educação Física como ...
· A principal caracteristica desta concepção de Educação Física é a inposição a toda a sociedade padrões de comportamentos estereotipados. · Se preocupava com a saúde individual e pública, mas com objetivo de obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta, a guerra.
As características pedagógicas da Educação Física são várias: o ensino do jogo, a conexão com outras disciplinas, o estímulo à autonomia do aluno e a consideração do contexto social.
A partir do golpe militar de 1964, a Educação Física Escolar passou a ser uma ferramenta de propaganda do governo, o qual enfatizou a formação de turmas de treinamento para variadas modalidades esportivas, a preparação física e as competições.
Essa influência se dá pelo principal fato de que principalmente a partir de 1964 , do golpe militar , tivemos os educadores físicos muito voltados para a área militar , fazendo com que os mesmos não realizassem apenas atividades recreativas , mas também a partir de então , treinassem atletas de ponta com o intuito de ...
que dançavam, saltavam, caçavam com arco e flecha e nadavam. Eram exercícios, em sua maioria, naturais e. necessários para sua sobrevivência, mas também haviam práticas ligadas à cultura indígena como jogos de peteca, corrida e lutas – primeiras manifestações do que, mais tarde, se nomeou Educação Física.
Resposta. “Hoje a Educação Física é uma profissão do passado, mas está sendo cada vez mais necessitada no futuro. ... “Eles estão exigindo mais da educação física também nas escolas, não apenas pela prática esportiva, mas sim pela saúde dos alunos” esclarece.
Paralelamente, em 1984 foi apresentado o Projeto de Lei 4559/84, pelo Deputado Federal Darcy Pozza à Câmara dos Deputados. Dispunha sobre o Conselho Federal e os Regionais dos Profissionais de Educação Física, Desporto e Recreação. Foi, oficialmente, o primeiro projeto de regulamentação da profissão.
LEI Nº 9.
Assim foi lançado o “Movimento nacional pela regulamentação do Profissional de Educação Física”, no início do ano de 1995. Seguem algumas ilustrações do movimento: Figura 1: Teia de colaboradores do “Movimento nacional pela regulamentação do Profissional de Educação Física”.
Foi criado pela Lei 9.
O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) é uma autarquia especial nacional de direito público com a função de normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de Educação Física e das pessoas jurídicas, cuja finalidade básica seja a prestação de serviços nas ...
Brasil república, de 1890 a 1946 No entanto, é a partir da segunda fase do Brasil república, após a criação do Ministério da Educação e Saúde, que a Educação Física começa a ganhar destaque perante aos objetivos do governo.
A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental. ... Historicamente voltada para o ambiente escolar, a EDUCAÇÃO FÍSICA tem hoje um papel muito mais diversificado.
Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.
Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental.
Foi apenas no século 18 que a disciplina entrou, de fato, no currículo. Um dos pioneiros foi o educador Johann Bernard Basedow (1724-1790), que em 1774 instituiu na escola-modelo de Dessau, na Alemanha, a prática de exercícios como correr, saltar, arremessar, transportar objetos e trepar.
Jules Ferry, então ministro da Educação, aprovou em 1881 uma lei que estabelecia a escola gratuita, e em 1882 uma segunda lei, que tornou obrigatória, e laica, a educação para crianças de 3 a 6 anos. Essas leis serviram como pontapé para novas leis sobre a educação que surgiriam no mundo todo.
Mas a educação física como disciplina possui a sua origem por volta da metade do século XIX, sendo este o período do Brasil Império, onde existiam leis que incluíam a ginástica na grade de ensino dos estudantes.
Basedow (1723-1790) foi um educador ativo, preocupado com as questões de sua época, defendia que a finalidade da educação consistia em formar “cidadãos do mundo e em prepará-los para uma existência útil e feliz” (BASEDOW, 1774 apud PONCE, 2001, p. 137).
Resposta: Nesse particular, as idéias de BOURDIEU (1983), a respeito das propriedades dos campos, permitiram uma reflexão sobre o processo histórico da própria Educação Física, na busca da constituição como área de conhecimento.
A Educação Física Escolar foi inserida como disciplina nas matrizes curriculares no Brasil se deu no século XX, por volta do ano 1929, sendo que no Piauí ocorreu a partir de 1939, pelo Decreto Lei de nº 168 de 3 de Abril de 1939, publicado no Diário Oficial do Estado de nº 77, que criou a Inspetoria de Educação Física, ...