Lesão constituída por proliferação celular anormal, descontrolada e autônoma, em geral com perda ou redução de diferenciação, em consequência de alterações em genes e proteínas que regulam a multiplicação e a diferenciação das células.
Tratamento das neoplasias As neoplasias benignas, por exemplo, podem ser tratadas ao remover o tumor e, em alguns casos, não é necessário nem mesmo tratamento. Já no caso das neoplasias malignas, pode ser feito, por exemplo, o tratamento cirúrgico, a quimioterapia , a radioterapia ou transplante de medula óssea.
Diagnóstico de Câncer
- Retirar antisséptico com jato se soro fisiológico a 0,9% e manter gazes embebidas em hidróxido de alumínio no leito da ferida. - Outras opções: sulfadiazina de prata e/ou carvão ativado envolto em gaze umedecida com soro fisiológico a 0,9%. Ocluir com gaze embebida em vaselina líquida.
O uso do gel de metronidazol geralmente reduz o odor da ferida em cerca de 3 dias. Alguns especialistas recomendam inclusive aplicar o gel sobre uma gaze juntamente com soro fisiológico e, então, aplicar sobre a lesão.