Cálculo do fluxo de caixa descontado
Fórmula de fluxo de caixa descontado
Valuation de uma empresa pela renda
Sua matemática é bem simples: consiste em pegar o faturamento e subtrair dele os gastos da empresa. Pronto, temos aí o resultado do fluxo de caixa. No entanto, embora o cálculo seja simples, a maior dificuldade encontrada — e a maior concentração de falhas — está em sua organização.
A partir da soma de todos os valores descontados, você estima o valuation atual da empresa analisada. Para o valor de mercado basta subtrair a soma da dívida líquida da empresa. Por fim, se divide o valor de mercado pelo número de ações emitidas e chega-se ao valor justo da ação.
Para calcular o Payback em meses ou anos, basta dividir o numero de peças necessárias para pagar o investimento, pelo numero estimado de peças a produzir no período.
Valuation é um termo de origem inglesa que significa, adaptado ao português, avaliação de empresas. Ao trabalhar com as percepções que a empresa possui dos investidores e clientes, o valuation envolve o julgamento da posição que ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações da empresa.
Preço alvo Exemplo: Suponhamos que hoje é dia 20-Ago-05 e que, portanto, 232 dias do ano já tenham transcorrido e 133 ainda estejam por transcorrer. Neste caso o sistema contabilizará o equivalente a 36,4% ( = 133 / 365) do fluxo projetado para 2005.
Uma das formas mais comuns de se ver se uma ação está “barata” é observar o seu P/VPA, ou seja, o preço por ação dividido pelo valor patrimonial por ação. Esse indicador mostra quanto os investidores estão pagando por cada real dos ativos residuais da empresa.
Ele pode ser encontrado, quando o assunto é mercado financeiro, de forma fácil. Basta multiplicar o número de ações no mercado com a sua cotação atual. Já o valor justo segue uma lógica mais complexa, considerando inclusive perspectivas futuras.
15. Cálculo do custo da ação preferencial O custo da ação preferencial, kp , é obtido dividindo-se o dividendo anual preferencial, Dn , pelos recebimentos líquidos da venda da ação preferencial, Np .
10. O resultado básico por ação deve ser calculado dividindo-se o lucro ou prejuízo atribuível aos titulares de ações ordinárias da companhia (o numerador) pelo número médio ponderado de ações ordinárias em poder dos acionistas (excluídas as mantidas em tesouraria) (o denominador) durante o período.
Ou seja o dividendo do próximo período será igual ao dividendo passado multiplicado por uma taxa de crescimento…na matemática fica assim: D0 (1 + g) onde o “g” é a taxa de crescimento.
O custo médio ponderado do capital (CMPC) (Weighted Average Cost of Capital ou WACC em inglês) é uma taxa que mede a remuneração requerida sobre o capital investido em uma determinada empresa ou entidade com fins lucrativos. Essa taxa mede também o custo de oportunidade dos investidores ou credores do negócio.
Representa a ponderação entre os valores de estoques, de forma que sua valorização unitária corresponda a média de cálculo.
Como calcular o WACC?
O WACC de uma empresa é obtido através de um cálculo que associa duas proporções para as categorias do capital obtido (próprio e alheio)....Exemplo de cálculo
O WACC é definido como custo de capital ou custo de oportunidade dos provedores de capitais da empresa, ou ainda, o retorno mínimo esperado por esses detentores de capitais, onde seu cálculo dar-se-a da ponderação entre as participações de terceiros e próprios e seus custos de capital (Dívida (Ki); Próprio (Ke)).
O cálculo do WACC é feito a partir da seguinte fórmula:
A fórmula utilizada para calcular o WACC é:
A taxa de KD pode ser consultada no perfil do jogador, clicando em Perfil -> Detalhes, lá aparecerá como Taxa de Abate e Morte. A taxa de K/D (Kills / Deaths) é um cálculo feito com base no número de eliminações e número de mortes. O cálculo é feito dividindo o primeiro número (eliminações) pelo segundo (mortes).
O Capital Próprio é a diferença de tudo o que a empresa possui (capital ativo) e deve a terceiros (capital passivo), ou seja, é o valor líquido do patrimônio de uma empresa. É a soma do capital social e suas variações, lucros e reservas, e para calculá-lo, basta subtrair o capital passivo ao capital ativo financeiro.
Ou seja: Custo de Capital Próprio = Taxa Risk Free + Prêmio de Risco de Mercado + Risco da Empresa em Relação ao Mercado.
Em outras palavras, o custo de capital próprio é o retorno mínimo que os acionistas exigem de seu capital investido na empresa. Equivale ao rendimento mínimo que a empresa deve obter para remunerar seus acionistas e manter o preço de mercado de suas ações.
Por exemplo: O custo do capital próprio da empresa XYZ é de 12% e o custo de capital de terceiros é de 18%. Na estrutura de capital os pesos são, respectivamente 70% e 30. Fazendo a média ponderada, temos o resultado do Custo Médio Ponderado de Capital: CMPC= (12*0,70) + (18*0,30) = 13,8%.
Para se achar o percentual desse capital, basta dividir o Patrimônio Líquido pelo Passivo Total. CAPITAL DE TERCEIROS também é bem sugestivo. É aquele que não é próprio, ou seja, de pessoas externas à entidade: fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar etc.