Os ácidos gástricos, se ficarem presentes na boca durante muito tempo podem causar inflamações nas glândulas salivares, reduzindo sua quantidade e o fluxo salivar e causando, por consequência, problemas de boca seca (xerostomia). Além disso, podem aparecer feridas na mucosa bucal, como aftas.
Problemas bucais A sensação de queimação também pode ser causada por outro problema de saúde bucal, como candidíase oral (uma infecção fúngica na boca) ou língua geográfica (aparência de mapa na superfície da língua). O dentista pode diagnosticar o problema e fornecer opções para reduzir a dor e o desconforto.
A Síndrome da Boca Ardente (SBA) é caracterizada por dor na cavidade oral, com ou sem sinais inflamatórios, mas sem lesões específicas. Acomete geralmente mulheres na faixa etária entre 40 a 60 anos.
O tratamento para a síndrome da boca ardente é feita de acordo com a causa, podendo ser recomendada ajuste na prótese dentária, terapia, no caso da SBA causada por transtornos psicológicos, ou tratamento com medicamentos no caso da SBA causada por refluxo e infecções.
A queimação surge porque ao se ingerir algo muito quente, a temperatura pode acabar provocando uma queimadura na língua, lábios, gengivas ou bochechas. Além disso, alimentos ácidos, como as frutas cítricas por exemplo ou comidas muito picantes, podem lesar a língua e causar uma sensação de queimação.
As causas mais comuns do formigamento (ou parestesia ou dormência) na língua são ansiedade e algumas condições clínicas. O formigamento na língua ou "língua formigueiro” acontece com frequência em pessoas que têm algum grau de ansiedade, podendo ser resultado do estresse normal do dia-a-dia.
Geralmente, a língua branca é sinal de que existe uma grande acumulação de bactérias ou fungos em boca. A cor da língua fica alterada, ficando coberta por uma camada esbranquiçada que resulta da concentração de resíduos alimentares e células mortas.
Saburra e placa bacteriana A saburra é uma camada de cor esbranquiçada, amarelada ou amarronzada formada por bactérias e restos de alimentos que se aloja na língua. Pode acontecer ainda em razão da baixa produção de saliva e do descamamento natural da cavidade bucal. É uma das principais causas do mau hálito.
A boqueira, também conhecida como queilite angular, é uma feridinha que pode aparecer no canto da boca e que pode ser causada por aparelhos ortodônticos ou pelo excesso de saliva que fica acumulada no local, o que favorece a proliferação de fungos e bactérias, resultando na boqueira.
O suco de limão é um dos agentes clareadores mais eficientes. Aplique o suco de limão em volta da boca e lábios, sobre a pele escura e esfregue suavemente. Deixe passar a noite inteira e lave pela manhã. Em breve, você obterá excelentes resultados ao se livrar das manchas ao redor da boca.
A causa da doença não é bem definida, mas parece estar relacionada a disfunções da barreira epidérmica, alterações da microflora cutânea e ao sistema imune da pele. A maioria das pessoas com dermatite perioral apresenta algum grau de comprometimento das vias aéreas superiores ou má oclusão oral.
Outras boas soluções para combater os lábios ressecados e rachados é aplicar uma fina camada de:
Boca ressecada? Confira 4 truques para acabar com o problema de lábios descascando
3 dicas simples para hidratar os lábios ressecados
Herpes é tão comum no inverno quanto no verão No inverno, o excesso de frio pode rachar os lábios e facilitar o surgimento da infecção”, afirma a especialista. Por outro lado, no verão, o excesso de sol pode agredir os lábios e favorecer o desenvolvimento da infecção.
Como hidratar os lábios?
Como cuidar dos lábios ressecados?
As causas dos lábios ressecados podem ser consequências de desidratação, queimadura solar, tempo frio ou clima seco. As reações alérgicas a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas podem também tornar os lábios duros e secos, especialmente o inferior.