O mastocitoma é um dos tumores malignos mais diagnosticados em cães. Sua apresentação cutânea é mais frequente, principalmente na derme e tecido subcutâneo, mais pode ocorrer também em conjuntiva, glândula salivar, nasofaringe, laringe, cavidade oral, trato gastrointestinal e coluna.
O tratamento dos Mastocitomas é cirúrgico. Perante um nódulo a preocupação é removê-lo com 2-3 cm de margem. Em mastocitomas de grau I a cirurgia é suficiente e curativa. Em mastocitomas de grau III está indicado o tratamento com quimioterapia adjuvante, ou inibidores c-Kit.
“A quimioterapia pode ser tanto injetável quanto oral e cada sessão custa de R$ 200 a R$ 400, de acordo com o tamanho e o peso do animal”, diz a veterinária. O tratamento inteiro pode incluir de quatro a oito sessões, com intervalos de duas a três semanas entre cada aplicação.
Mastocitose é a infiltração de mastócitos na pele ou em outros tecidos ou órgãos do organismo. Os sintomas resultam principalmente da liberação dos mediadores e incluem prurido, rubor e dispepsia decorrente de hipersecreção gástrica. O diagnóstico é feito por biópsia de pele, medula óssea ou ambas.
Dosagem de triptase ajuda a diferenciar entre anafilaxia e sintomas que mimetizam a condição | Revista Médica Ed. 2 - 2018. O biomarcador é bastante útil na diferenciação pois a anafilaxia possui reação sistêmica aguda, grave e potencialmente fatal, o que resulta na imediata necessidade de um diagnóstico clínico.
Na maioria dos casos, o médico pode indicar o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, principalmente anti-histamínicos e cremes e pomadas com corticoides.
- Urticária pigmentosa (UP): é a apresentaçao cutânea mais comum, geralmente surge no primeiro ano de vida e resolve espontaneamente, na maioria dos casos, ainda na infância. Sao máculas, pápulas, nódulos ou placas, múltiplos e de coloraçao vermelho-acastanhadas.
4 opções de tratamento caseiro para urticária