O manto terrestre é dividido em duas partes, uma interna e outra externa. A diferença básica entre elas encontra-se na temperatura e na composição física, uma vez que o manto superior é mais “frio” e pastoso, e o inferior é mais quente e liquefeito.
O manto superior inicia sob a crosta oceânica a uma profundidade média de 6 km e sob a crosta continental a uma profundidade média de 35 km, atingindo profundidades de até 400 km. A descontinuidade entre a crosta e o manto é denominada descontinuidade de Mohorovicic.
O ponto de fusão do ferro aumenta à medida que aumenta a pressão. Ao redor desse núcleo interno se encontra o núcleo externo, uma capa de 2 mil quilômetros de espessura composta por ferro, níquel e pequenas quantidades de outros metais em estado líquido, na qual a pressão é mais baixa e o metal está fundido.
O núcleo externo é provavelmente composto de ferro metálico e outros elementos (enxofre, silício, oxigénio, potássio e hidrogénio) e o núcleo interno é composto de ferro e níquel, e é sólido porque, apesar das imensas temperaturas, está sujeito a pressões tão elevadas (cerca de 4,5 milhões de atmosferas) que os átomos ...
Como você pode ver, ainda falta muito para que possamos capturar materiais do centro da Terra realmente. Provavelmente nunca seja possível chegar até o núcleo, mas as tentativas para atingir o manto mostram bons resultados.
O núcleo externo é a camada terrestre que se situa entre o núcleo interno (sólido) e o manto terrestre. Ele é formado por ferro que se apresenta em estado líquido, enquanto o núcleo interno se encontra no estado sólido. Essa descoberta se deve em grande parte ao estudo das ondas sísmicas e da sismologia.
5.
O núcleo interno é de consistência sólida e constituído por uma rara liga metálica formada de níquel e ferro, encontrada somente em meteoritos. “O núcleo interno é sólido porque a pressão no centro da Terra é muito alta para a fundição do ferro, mesmo essa região tendo 6 mil graus Celsius.
Novas medições sugerem que o centro da Terra é muito mais quente do que se pensava anteriormente e que teria uma temperatura de 6.
núcleo
litosfera
atmosfera