O maior grupo do país, a Raízen, que tem 24 unidades em operação e duas paradas, apresentou uma ociosidade de 17,8%. Apesar de primeira no ranking de moagem, com 60 milhões de t de cana na safra 2019/20, tem capacidade declarada de 73 milhões de t.
A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroenergético no Norte/Nordeste.
A maior usina de cana-de-açúcar do mundo – a São Martinho, em Pradópolis (SP) – pode adicionar milho como segunda fonte de matéria-prima para impulsionar sua produção de etanol, informou a companhia.
A Usina Boa Vista vai produzir 700 milhões de litros de etanol e gerar 600 mil megawatts/hora de energia elétrica, além de criar três mil empregos na região.
São doze usinas hidrelétricas localizadas nas regiões central e noroeste do Estado de São Paulo. Cinco delas - Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão e Nova Avanhandava - ficam no rio Tietê, que corta o estado no sentido leste-oeste, com 1.
Ao contrário da maioria dos rios, que correm em direção ao mar, o Tietê corre no sentido leste-oeste. Esse sentido não é muito comum nas bacias hidrográficas e cursos de rios, pois o natural seria o rio correr em direção ao mar. No caso do Tietê, ele corre em direção ao interior, uma grande peculiaridade desse rio.
Grande parte do lixo industrial e urbano da cidade de São Paulo é despejada de maneira irregular no leito do rio. Essa prática tornou-se comum devido à ausência de uma rede de captação de esgoto no período da industrialização brasileira, na década de 1930 até a década de 1970.
Em 2019, o Tietê corria por 44 quilômetros até ter suas águas classificadas como de qualidade ruim pela primeira vez. Em 2020, foram 100 quilômetros. Da sua nascente até a foz, o Rio Tietê tem 1.