(PUC – Rio, 2006) Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes.
Primeira República: Canudos e Contestado Após a Proclamação da República aconteceram dois movimentos messiânicos que são considerados os maiores do Brasil: Canudos e Contestado. Ambos são semelhantes, tanto pelo número de seguidores quanto pela resposta violenta do governo ao tratar da questão.
As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc. As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
Revoltas do Período Colonial Brasileiro
Século XIX
A Revolta de Beckman foi uma revolta popular que aconteceu no Estado do Maranhão e do Grão-Pará entre 1684 e 1685. ... A rebelião acabou sendo esmagada por tropas enviadas por Portugal pouco mais de um ano depois de iniciada e seus principais líderes foram duramente punidos.
Durante o Período Colonial, os principais movimentos foram estes: 1) Confederação dos Tamoios primeira rebelião de que se tem notícia (1562). os índios tamoios, com apoio francês, uniram-se contra os portugueses. movimento foi pacificado pelos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.
Significado de Nativismo substantivo masculino [Filosofia] Teoria segundo a qual o espaço e o tempo são dados nas próprias sensações, não são adquiridos por experiência. ... Caráter de nativista; excesso de amor à pátria, que cultiva o ódio ao estrangeiro; xenofobia.
Os movimentos nativistas foram uma série de rebeliões que surgiram no final do século XVIII. Essas revoltas começaram devido as contradições entre a metrópole (Portugal) e a colônia (Brasil). A principal contradição era a econômica, especialmente porque o Pacto Colonial favorecia a metrópole.
Assim, havia um forte ambiente para revoltas, surgindo os primeiros conflitos de interesse entre colonos brasileiros e portugueses. ... O objetivo era a defesa dos interesses dos colonos brasileiros contra a expropriação da Companhia das Índias Ocidentais.
A expressão “Rebeliões Nativistas” refere-se às revoltas e tentativas de revoluções políticas que se desenrolaram em solo brasileiro entre os séculos XVII e XVIII. ... Outro exemplo foi a Revolta de Beckman, ocorrida em 1684, na cidade de São Luís do Maranhão.
As revoltas nativistas foram motivadas por descontentamentos em relação a alguns aspectos específicos da exploração colonial, não chegando a propor o rompimento com Portugal, diferente das revoltas separatistas, que contestavam amplamente o sistema colonial e propunham o rompimento com a metrópole.
Nativista: Era de caráter regional, ou seja, buscavam melhorar apenas a região, temos como exemplo a Revolta dos Backman. Separatistas ou Emancipacionistas: Buscavam a independência da região, sendo está influenciada pelo Iluminismo, temos como exemplo a Conjuração Baiana.
Significado de Separatista adjetivo Relativo a separatismo. substantivo masculino e feminino Pessoa que professa o separatismo; que tende a tornar-se independente.
As únicas revoltas separatistas foram a Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, na região de Vila Rica, e a Conjuração Baiana, deflagrada em 1798, na cidade de Salvador.
A Revolução Pernambucana de 1817 foi o último movimento separatista de caráter republicano do período colonial brasileiro. Teve apoio da elite local contra a presença portuguesa. Defendia a república, manutenção da escravidão, fim da cobrança de impostos, liberdade de credo e de expressão.
- Fome e miséria, que foram intensificadas com a seca que atingiu a região em 1816. O movimento social pernambucano tinha como objetivo principal a conquista da independência do Brasil em relação a Portugal. Queriam implantar um regime republicano no Brasil e elaborar uma Constituição.