O processo de formação esportiva consiste em uma fase onde se pode optar pelo direcionamento da vida esportiva do indivíduo. ... Na fase de direção as crianças e adolescentes que não têm potencial para o esporte de alto rendimento devem ser orientadas para que o utilizem como forma de lazer e saúde.
Almeida (2005) defende que a iniciação esportiva deve ser dividida em três estágios. ... O objetivo dessa etapa é introduzir os elementos técnicos fundamentais, táticas gerais e regras através de jogos educativos e contestes e atividades esportivas com regras.
A especialização esportiva é o período em que se adotam programas e métodos de treinamento especializados, envolvimento em competições regulares e aprimoramento técnico, tático e físico.
A iniciação esportiva é o período em que a criança inicia a prática regular de um esporte e é orientada para várias modalidades esportivas. Nesse momento, o objetivo imediato é dar continuidade ao desenvolvimento integral da criança e não há preocupação com competições regulares.
A ideia é que, antes de se especializar em qualquer esporte, a criança deve ter a oportunidade de experimentar práticas que incitem o desenvolvimento de habilidades motoras variadas.
Quando Introduzir as Crianças na Ginástica Artística Devem predominar os circuitos, incluindo exercícios de rolamentos, saltos, escaladas, corridas, exercícios de equilíbrio, entre outros. No final da aula, torna-se imprescindível a brincadeira, como por exemplo, a pipoquinha na cama elástica.
Conclui-se que na iniciação esportiva ocorre uma relação social e assim cabe ao professor se utilizar deste momento para buscar desenvolver juntamente com seus alunos a reflexão da importância de uma formação íntegra do indivíduo para que futuramente possam interferir de forma efetiva em seu meio social contribuindo ...
Garganta (1998), nos estudos sobre pedagogia do esporte, enumera duas abordagens pedagógicas de ensino: a primeira é mecanicista, centrada na técnica, na qual o jogo é decomposto em elementos técnicos: passe, drible, recepção, arremesso.
A iniciação desportiva precoce caracteriza-se por cargas de treino muito intensas, que promovem rápidos desenvolvimentos da prestação desportiva nas fases iniciais, mas que levam a um esgotamento prematuro da capacidade de rendimento, promovendo aquilo que se designa por barreiras de desenvolvimento.
Sugere-se que a faixa etária entre 10 a 12 anos seja a mais adequada para a iniciação nas MEC, considerando-se que é a partir dela que os praticantes passam a possuir características motoras, cognitivas e afetivo-sociais que permitam uma aprendizagem adequada da tática do jogo.
5 – Qual a idade e fase indicada para a iniciação das MEC? Entre os 10 e 12 anos, no final da fase universal e início da fase de orientação.
Quais os requisitos de desempenho presentes na prática das modalidades esportivas coletivas? Requisitos de estatura, condicionamento físico e boa flexibilidade. Requisitos psicológicos, emocionais e de estatura. Requisitos psicológicos, técnicos, táticos, coordenativos e condicionais.
Os esportes coletivos têm como característica alguns princípios que dominam as modalidades, são eles: atacar, defender, princípios técnicos e táticos, ou seja, todas as modalidades esportivas coletivas possuem um sistema ofensivo, um sistema defensivo e um sistema de transição.
Os esportes individuais são aqueles praticados por apenas uma pessoa, ou seja, um atleta compete com adversário individualmente. Alguns deles podem ser disputados contra apenas um competidor ou contra vários que também estão competindo de forma individual.
Dessa explicação podemos extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de ...
Os esportes de rede têm em comum lançar sobre o lado do oponente o objeto (sendo uma bola de vôlei, uma peteca). Um exemplo é o tênis. que você deve rebater a bola ao outro lado da quadra, tendo a rede como divisória. O mesmo exemplo ao badminton.
O objetivo é trabalhar os processos mentais básicos da matemática, como comparação, classificação e inclusão. Por meio dessa brincadeira divertida, estimulamos as habilidades visuais, a atenção e a memória....R$37,00.
Esportes com rede divisória ou parede de rebote: são as modalidades nas quais o objetivo principal é lançar, bater ou arremessar a bola ou objeto de mesma função para a quadra adversária, sobre uma rede ou rebatendo contra uma parede, dificultando interceptação da defesa do adversário para que a bola ou o objeto toque ...
Podem ser citados como exemplos de esportes com rede divisória o voleibol, vôlei de praia, tênis, badminton, pádel, peteca, sepaktakraw, ringo, ringtennis. E como exemplos de esportes com parede de rebote, entre outros, a pelota basca, raquetebol, squash, wall handball.
Os esportes de quadra são amplamente conhecidos e praticados ao redor do mundo. Entre eles estão o handebol, o basquete, o vôlei e o futsal – que é a única modalidade não olímpica, ainda.