A constante do equilíbrio pode ser calculada por meio das concentrações em mol/L, sendo chamada, por isso, de Kc. Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio.
Segundo o químico francês Henry Louis Le Chatelier, deslocamento de equilíbrio é uma situação em que uma reação química é deslocada (para o sentido direto ou para o sentido inverso) quando submetida a uma perturbação externa.
Existem três fatores que podem gerar essa espécie de “perturbação” numa reação em equilíbrio químico e assim provocar o seu deslocamento, que são: concentração das substâncias participantes na reação, temperatura e pressão.
Dessa forma, se a pressão for aumentada na reação de decomposição da amônia, por exemplo, o equilíbrio será deslocado no sentido de menor volume, isto é, à esquerda. Se a pressão for diminuída na reação de decomposição da amônia, por exemplo, o equilíbrio será deslocado no sentido de maior volume, isto é, à direita.
Temperatura e pressão podem alterar as condições de equilíbrio de um sistema. A diminuição de temperatura faz com que o sistema se desloque para a direita (reação exotérmica), favorecendo reações que liberam calor. ...
Se aumentarmos a temperatura do sistema, o equilíbrio químico será deslocado no sentido da reação endotérmica, que nessa reação é para a direita, no sentido de formação do ozônio. Isso ocorre para que o calor seja absorvido e se atinja novamente o equilíbrio.
Conceito. Uma reação química atinge o equilíbrio quando as velocidades das reações direta e inversa se igualam, e as concentrações dos reagentes e produtos permanecem inalteradas.
Adição de produtos: Se adicionarmos mais amônia, aumentando a sua concentração, parte dela irá se transformar nos gases nitrogênio e hidrogênio, aumentando a taxa de desenvolvimento da reação inversa de formação dos reagentes.
Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
Resposta. Alterando sua temperatura e diminuindo a concentração do produto. Dependendo da reação aumentar a temperatura pode fazer com que o equilíbrio se desloque na direção dos produtos ou na direção dos reagentes, então a princípio é necessário saber se a reação é endotérmica ou exotérmica.
Para exemplificar, determinaremos a velocidade de cada um no intervalo de 0 a 2 minutos de reação:
A velocidade das reações químicas é calculada relacionando-se a variação da concentração com o intervalo de tempo. A Cinética Química é um campo que estuda os fatores que influenciam a taxa de desenvolvimento das reações químicas, isto é, a velocidade com que se processam.
Quando o equilíbrio é atingido a certa temperatura, as concentrações de NH3, N2 e H2 são 0,40 mol/L, 0,20 mol/L e 0,30 mol/L, respectivamente.
Quando o ciclo-propano ( ) é aquecido em 500 °C (773 K), ele se transforma no isômero propeno. Os dados da tabela mostram as concentrações de ciclo-propano medidas em vários instantes diferentes, após o início da reação. Confirma que a reação é de primeira ordem em e calcule a constante de velocidade.
[I2] = 2,5 x 10-2 mol/L Calcular a constante de equilíbrio, Kc, dessa reação. 2 NO2(g) ⇄ N2O4(g) Dados: Massas molares: NO2 = 46 g/mol; N2O4 = 92 g/mol R = 8,2 x 10-2 atm.
O Princípio de Le Chatelier estuda o deslocamento de equilíbrio em reações químicas. Segundo ele, quando uma força externa age sobre um sistema, ele tende a se deslocar para amenizar os efeitos dessa ação.
pOH é a sigla utilizada para indicar a concentração em mol/L de ânions hidróxido (OH-) em uma solução.
Siga esses passos: