O alto clero são os representantes hierárquicos mais importantes da Igreja, sendo composto pelo próprio Papa, Bispos, Cardeais e outros altos representantes. Já o baixo clero é composto pela esfera mais baixa da Igreja: são os padres, párocos e evangelistas locais.
Na política brasileira, baixo clero é uma expressão usada para designar parlamentares com pouca expressão na Câmara de Deputados, movidos principalmente por interesses provincianos ou pessoais.
Existe a distinção entre o alto clero e baixo clero. O alto clero era formado por cardeais, arcebispos, patriarcas, bispos, e sacerdotes de famílias ricas. O baixo clero era constituído por sacerdotes e diáconos, que muitas vezes eram oriundos de famílias pobres.
Os membros da igreja, como padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa, formam o que chamamos de clero.
O clero é dividido em dois grupos: o de tipo regular, formado por membros recolhidos de uma ordem religiosa, e o de tipo secular, formado por membros que vivem junto à população leiga. O grupo como um todo é representado até hoje principalmente por monges, padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa.
Na Idade Média, houve um período em que o clero foi dividido em dois: o clero regular e o clero secular. Com o desenvolvimento da fé cristã pela Europa, a Igreja passou a ter um papel de ação social e político cada vez mais amplo nos tempos medievais.
Na época da Idade Média, o clero católico tinha privilégio e prestígio na sociedade feudal ibérica, porque diziam-se fazer ligação entre Deus e os seres humanos. Enquanto os monges nos mosteiros rurais acumulavam funções, pregavam e celebravam cultos, ajudavam os necessitados, ajudavam no campo e compilavam obras.
Clero: representava a camada relacionada com o sagrado, ou seja, aqueles que rezavam e fortaleciam a religião católica (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres). Em suma, era a classe detentora do poder da Igreja (a mais poderosa instituição feudal) e aquela que sabia ler e escrever.
Resposta. O clero tinha a função religiosa, eram os que oravam e tinham um relacionamento direto com Deus. Os nobre tinham a função administrativa, apesar de muitos deles fazerem parte do clero, pois muitos filhos de nobres desempenhavam funções na igreja.
O clero é dividido em dois grupos: o de tipo regular, formado por membros recolhidos de uma ordem religiosa, e o de tipo secular, formado por membros que vivem junto à população leiga. O grupo como um todo é representado até hoje principalmente por monges, padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa.
Tal como o clero, a nobreza era uma ordem privilegiada, recebendo do rei diversas regalias tais como terras (com que eram formados os senhorios), pensões e isenção de impostos. ... A função principal da nobreza era, na Idade Média, a defesa das outras duas classes: o clero e o povo.
Resumo do feudalismo. Resumindo, as principais características do feudalismo foram: Sociedade dividida em três grupos diferentes: clero, nobres e servos. Os primeiros uniam a sociedade, os segundos tinham terras e serviam aos reis ou a si mesmos, os terceiros trabalhavam manualmente nas terras em troca de proteção.
Economia de Mercado é um sistema em que a economia é controlada por agentes econômicos de iniciativa privada. ... Esse modelo tem como base os princípios do liberalismo econômico: propriedade privada, liberdade de comércio e produção, livre concorrência.
As principais características do feudalismo foram a descentralização política, o modelo econômico baseado na agricultura e a sociedade dividida em estamentos.
a) As principais características é:Balança comercial favorável: buscar exportar mais do que importar. Protecionismo: proteger o mercado interno. Metalismo: acumulação de metais preciosos afim de ter muito riqueza nacional.
Aspectos culturais do feudalismo: A Igreja Católica, dividida em alto clero (bispos, cardeais e papa) e baixo clero (padres) foi a mais importante instituição da Europa à época do feudalismo, pois foi a única que conseguiu sobreviver e ainda se fortalecer durante as invasões ocorridas durante a Alta Idade Média.
Resposta. – Agricultura de subsistência. – Comitatus: relação de suserania e vassalagem (doação de terras em troca de apoio militar e fidelidade). – Direito consuetudinário: leis orais.
Feudalismo foi a estrutura da organização socioeconômica da Europa Centro-Ocidental durante a Idade Média. ... O feudo era formado geralmente pelo senhor feudal, por escravos (que eram minoritários à época) e por camponeses, livres ou em condição de servidão.
O Feudalismo era um sistema político e econômico e, como tal, tinha por principal objetivo organizar a vida social e produtiva na Europa Ocidental depois da Queda do Império Romano do Ocidente.
O feudalismo deve sua formação a uma série de fatores, entre eles a desagregação do Império Romano, o declínio da escravidão e do comércio, a ruralização da população, a formação de múltiplos senhorios e reinos bárbaros independentes, a incapacidade da maioria dos sacro-imperadores romano-germânicos em reconstituir uma ...
Resposta. De uma maneira simplificada, foi um sistema da idade média onde as terras eram administradas pelos nobres que no caso eram os senhores feudais (O Feudo), eles usavam essas terra para a agricultura onde as pessoas trabalhavam para esses senhores, o pagamento deles eram uma moradia.