A Pax Romana foi uma época da história romana marcada por uma aparente paz e prosperidade, durante a transição do período republicano para o período imperial, que trouxe a estabilidade ao Império Romano e garantiu a autoridade de Roma sobre suas províncias.
O termo Gália é usado para referir a antiga região francesa povoada pelos Gauleses, que serviu como uma província do Império Romano.
Letra A: no contexto da tirinha o termo “desgaulesar” significa expandir o modo de vida romano, seja pela imposição de costumes, seja pela eliminação dos povos considerados “bárbaros”; o que basicamente ocorria por meio da máquina de guerra romana.
Quem nasce ou reside na cidade de Gália é chamado de Galiense. O estado São Paulo possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Sudeste do Brasil.
Europa
Macedónia Antiga
Foi um povo hindu-europeu que habitavam a Trácia, Bulgária, Romênia, Moldávia, nordeste da Grécia, Turquia, leste da Sérvia e partes da Macedônia. Viviam em tribos e são considerados como o povo mais numeroso do mundo conhecido.
Espártaco (em latim: Spartacus; em grego: Σπάρτακος; ca. ... 109 a.C. – ca. 71 a.C.) foi um gladiador de origem trácia, viveu na República romana e foi o líder da mais célebre revolta de escravos na Roma Antiga, conhecida como "Terceira Guerra Servil", "Guerra dos Escravos" ou "Guerra dos Gladiadores".
Espártaco (ou Spartacus) colocou em risco a república romana ao liderar uma revolta de escravos. Enfrentou as legiões por dois anos e só foi derrotado pela intervenção das tropas experientes do general Pompeu. Nascido na Trácia, no nordeste da Grécia, provavelmente em 113 a.C., foi pastor e soldado romano.
A temporada terminou com um episódio violento, com um banho de sangue com a morte de Batiatus e Lucretia e um discurso inspirador e motivador de Spartacus seguido da rebelião livre e com rumo à vingança contra os romanos.
71 a.C.
Espártaco (ou Spartacus) foi um famoso escravo que viveu entre a civilização romana e contra ela se rebelou, comandando uma revolta que agrupou cerca de 70 mil escravos. ... Fugiu com vários de seus companheiros de cativeiro, iniciando a formação de um exército de escravos.
Em um plano que a princípio pareceu ridículo e irreal, Spartacus e alguns escravos entram na Arena pelo esgoto para salvar Crixus e o antigo Doctore, que devem encontrar a morte nas mãos de Gannicus.
48 a.C. – César derrota o exército de Pompeu na Batalha de Farsalos, na Grécia.
Júlio César
Largo di Torre Argentina, Roma, Itália
Júlio César morreu assassinado em 15 de março do ano 44 a.C. por uma conspiração dirigida por Cássio e Brutus (senadores romanos), que alegaram que César era um tirano. César foi um militar e político cuja ditadura pôs fim à República em Roma (Roma, 100-44 a.C.).
Augusto, o primeiro imperador de Roma era o sobrinho de Júlio César, além de ser seu filho adotado, portanto, seu herdeiro. O imperador que o substituiu foi Tibério (governou de 14 a 37), que foi filho adotivo de Augusto.
No século I A.C., o imperador romano Júlio César foi vítima de uma conspiração de senadores para tirá-lo do cargo. Entre eles estava o seu filho adotivo Marcus Brutus. O complô resultou no assassinato do imperador a punhaladas pelo grupo de senadores.
Resposta: 44 a.C.: Assassinato de Júlio César. Em 15 de março de 44 a.C. o chefe militar e ditador romano Júlio César é assassinado por 60 membros do Senado, segundo os quais ele governava de forma autocrática e autoritária. É o fim da República e começo do Império.
15 de março de 44 a.C., Largo di Torre Argentina, Roma, Itália
1. Epilepsia. Júlio Cesar, o famoso general e político romano, sofria de epilepsia, como registrou Plutarco em sua obra biográfica a respeito dos heróis da antiguidade.
Foi dessa forma que se chegou a imagem de Júlio César com cabelos grisalhos, olhos pretos e o formato de sua cabeça – alguns acreditam que isso se deve ao fato de um parto em cesariana. ...
Dinastia júlio-claudiana (27 a.C.-68 d.C.)
Recusou-se a obedecer e em 49 a.C. cruzou o rio Rubicão com suas legiões, entrando armado na Itália (em violação da lei romana que impedia um general de marchar em Roma). Isso precipitou uma violenta guerra civil, que terminou com uma vitória de César, com ele assumindo poder total na República.
Caio Júlio César Otaviano Augusto foi imperador de 27 a.C a 14 d.C. Otaviano Augusto (ou Otávio Augusto) foi o primeiro imperador romano e pertenceu à dinastia Júlio-Claudiana. Nasceu na cidade de Roma em 23 de setembro do ano de 63 a.C e era sobrinho-neto de Júlio César que lhe ensinou os caminhos da política romana.