Pleiotropia e Interação Gênica. Cada um dos fenômenos diferem entre si: Na pleiotropia um único gene controla diversas características do fenótipo. Na interação gênica, dois ou mais genes interagem e controlam apenas uma característica. Podemos dizer que a pleiotropia é o inverso da interação gênica.
Herança Quantitativa ou Poligenia Ocorre quando dois ou mais pares de alelos somam ou acumulam seus efeitos, o que permite uma série de fenótipos diferentes entre si. Em geral, as características podem sofrer a ação de fatores do ambiente.
⇒ Heterozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene (Aa). ⇒ Homozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos iguais de um mesmo gene (AA ou aa). ⇒ Lócus = Posição específica em que cada gene é encontrado em um cromossomo.
A interação gênica acontece quando dois ou mais genes atuam em conjunto para controlar uma mesma característica. Essas interações podem ser epistáticas ou não epistáticas.
1) (Biologia -UECE) Quando dois pares de genes estão no mesmo par de cromossomos homólogos, dizemos que ocorre: a) Ligação gênica, podendo os gene ligados ir para gametas diferentes em consequência da segregação independente.
Esta condição em que um único caractere é governada por dois ou mais genes e cada gene afeta a expressão de outros genes envolvidos (significa que esses genes afetam cada expressão outros) é conhecido como interação gene.
Em uma interação gênica epistática, o gene que é inibido recebe a denominação de: epistático.