A ARPAnet (Advanced Research Projects Agency Network, em português, Rede da Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) foi a primeira rede de computadores, construída em 1969 como um meio robusto para transmitir dados militares sigilosos e para interligar os departamentos de pesquisa por todo os Estados Unidos.
Em 1983 a velha ARPANET foi dividida em duas: a MILNET dedicada a aplicações militares da Defense Data Network, e uma nova e mais pequena ARPANET para pesquisa e desenvolvimento. O termo Internet foi utilizado para se referir a toda a rede: MILNET mais ARPANET. Em 1990 a ARPANET deixou formalmente de existir.
é a rede de compartilhamento de computadores da ARPA - Advanced Research Projects Agency, que mais tarde evoluiu para a Internet. Rede de computadores criada em 69 pelo Departamento de Defesa norte-americano, interligando instituições militares. ... ... A ARPANET foi o modelo para a atual Internet.
A união dos três trabalhos fez surgir o projeto ARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), que deu origem à ARPAnet, precursora da grande rede mundial, a internet, foi a primeira rede de computadores do mundo.
As primeiras duas primeiras letras foram identificadas do outro lado, mas aí o sistema saiu do ar. Pois é: essa é a data da primeira conexão e também a primeira queda. E a primeira palavra transmitida foi... "lo".
Em 1983 se deu o grande marco do surgimento das redes baseadas em TCP /IP. Assim, todos os computadores que ainda faziam utilização da rede antiga optaram pelo sistema de pacotes da nova rede. ... Mas a grande popularização da internet se deu apenas em 1988 onde houve a abertura das redes para fins comerciais.
Naquela época, não havia a internet como conhecemos hoje. O que havia era um servidor que alguns usuários podiam entrar para ter acesso a alguns dados e serviços. ... Para realizar a conexão, era necessário ligar para um determinado número de um servidor e efetuar a conexão.
O papel da internet mudou nossas vidas radicalmente desde seu início até hoje. ... Ao mesmo tempo, com a internet excedendo os limites do PC, cada vez mais as empresas incrementam a sua presença online de diversas maneiras: redes sociais, e-commerce etc, uma vez que a participação das pessoas na rede continua crescendo.
Para quem não lembra, nessa época, internet era na base da conexão discada, o navegador mais popular era o Netscape e o Flash estava apenas engatinhando. ... O site também tem uma banda limitada a 8 KB/s, o que é equivalente a uma conexão discada de 56 Kbps.
Em 2007, a internet atingiu 17% do total de domicílios brasileiros, o que representa um crescimento 3 pontos percentuais em relação à presença da internet nos domicílios verificada no ano passado. Note que o aumento da posse do computador em casa no mesmo período foi um pouco maior, alcançando os 4 pontos percentuais.
Quem viveu a Internet dos anos 2000 se lembra de alguns hábitos peculiares dos usuários da época. A web era um mundo muito diferente do que temos hoje: o Orkut era a rede social dominante no país, o MSN era o mensageiro favorito, o acesso à rede móvel era quase inexistente e as webcelebridades vinham dos blogs.
O ano era 2000 e o Baixaki acabava de nascer. Naquela época as conexões de internet chegavam a “incríveis” 56 Kbps (ao menos no Brasil), e o todo mundo tinha um nível de paciência acima do normal.
Em 2000, 248 milhões de pessoas tinham acesso à internet, o equivalente a 4% da população mundial. Conexões discadas, com modens ruidosos, tornavam a experiência um exercício de paciência. Fazia-se isso em pesados computadores de mesa. Pesquisava-se em sites como o Cadê, o Altavista e o Yahoo.