Inverter um acorde é fazer com que a nota mais grave (o baixo) não seja o primeiro grau, e sim outro grau qualquer que forma o acorde. Portanto, temos três inversões possíveis (relacionadas às notas que formam a tétrade): podemos colocar a terça, a quinta ou a sétima no baixo.
Quando o acorde possui o seu baixo em uma nota que não seja sua fundamental podemos dizer que temos uma inversão de baixo. Ao cifrarmos uma inversão de acordes devemos colocar uma barra inclinada ( / ) para indicar que ocorreu uma inversão e em seguida colocar qual nota foi colocada no baixo do acorde.
Então, sempre que você quiser inverter um acorde, basta mudar a nota inicial. Ao invés de iniciar o acorde de Fá sustenido pela nota fá sustenido (tônica), inicie pela nota lá sustenido (3º grau de fá sustenido) e depois acrescente as outras.
Assim: Uma inversão de acorde ocorre quando por algum motivo estético, o acorde deixa de ter a fundamental como som mais grave. Por exemplo: o termo dó maior representa o conjunto de notas, tríade, dó | mi | sol. Se a nota dó está apresentada como nota mais grave considera-se posição fundamental da tríade.
Partindo para a inversão de acorde no piano ou teclado A inversão nada mais é do que pegar um acorde e mudar a sua posição, simples assim. Posição essa que é chama de fundamental. ... A posição fundamental de um acorde é quando ele começa pela nota que dá nome ao acorde, exemplo: acorde de C = C – E e G.
Siga em ritmo lento até chegar em Eb ou D# . Confira a afinação de cada corda. É comum o violão não segurar a afinação depois de afinar a primeira vez. Repasse o som de cada corda para conferir se a afinação está em EbAbDbGbBbEb ou D# B#C#F#A#D#.
No caso da afinação em C, é só abaixar dois tons. Em D um tom. esta mudança na afinação, na verdade ocorre sobre a tensão das cordas. A sua guitarra, se antes estava regulada para a afinação padrão, deve agora ser regulada para a nova afinação.