EQST

O Que Flexibilidade Dinmica?

O que é flexibilidade dinâmica?

Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.

Quais tipos de movimentos fazemos no alongamento dinâmico?

Na técnica de alongamento dinâmico, os exercícios são realizados com movimento. Por exemplo: em pé, com as pernas afastadas, flexionar o tronco à frente e tentar tocar uma das mãos no pé do lado oposto. Balançar o tronco quatro vezes e voltá-lo na posição inicial, conforme mostrado na figura abaixo.

Quais os principais alongamentos e suas definições?

Tipos de alongamentos

  • Estático. Consiste em alongar em repouso, alonga-se o músculo até uma determinada posição e a mantém durante 10 a 30 segundos. ...
  • Dinâmico. Consiste em alongar dando impulso, mas sem exceder os limites dos alongamentos estáticos.
  • Ativo. ...
  • Passivo. ...
  • Balístico. ...
  • Isométrico. ...
  • PNF (Facilitação neuromuscular propioceptiva ou FNP)

O que acontece no músculo nas articulações e no coração quando fazemos um bom aquecimento?

O aumento da temperatura corporal facilita a circulação do fluido sinovial, que "lubrifica" as articulações e permite a realização de movimentos mais amplos sem se machucar. Também faz com que o coração aumente gradativamente seu ritmo para levar sangue (com combustível) aos músculos, evitando uma fadiga precoce.

Quais são as mudanças no organismo quando estamos fazendo aquecimento?

Ao se exercitar, o cérebro começa a trabalhar, produzindo milhares de reações químicas. A atividade produz não apenas queima de gordura e aumento da musculatura, mas também ajuda todo o processo de atenção e concentração, que se prolonga além do tempo em que estamos treinando.

O que acontece com os músculos durante o aquecimento?

O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.

O que acontece com o coração durante o aquecimento?

De acordo com Hélio Castello, cardiologista e diretor do Grupo AngioCardio, ocorre um aumento da frequência cardíaca, principalmente da pressão sistólica, ou seja, a de maior valor, que depois se recupera assim que o exercício termina.

Qual o risco que você corre ao não realizar um aquecimento?

Aquecimento é importante para evitar desconforto inicial dos exercícios físicos e lesões. O especialista relata que a falta de alongamento pode até provocar problemas mais sérios em ossos e músculos, tanto em atletas como pessoas sedentárias.