A origem do Símbolo da Contabilidade se explica racionalmente e historicamente pela suposta intervenção de Mercúrio (Deus Grego). Assim, diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão os romanos utilizavam o caduceu como o símbolo do equilíbrio e boa conduta.
A Filosofia é representada pela letra "Fi" (φ) do alfabeto grego. A profissão também possui outros símbolos, como a coruja, que representa a sabedoria. O símbolo da História estampa uma ampulheta com serpentes enroladas e a asa acima. A ampulheta representa o tempo e a evolução.
O caduceu atualmente é utilizado como símbolo do curso de Ciências Contábeis devido o deus Hermes (Mercúrio) ser considerado o representante da venda e do comércio. Além disso, o símbolo traz uma alusão à necessidade de uma conduta adequada, fator importante para a área.
Profissão Contábil O caduceu é um bastão entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado. Sua origem se explica racional e historicamente pela suposta intervenção de Mercúrio diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão.
Afinal, devo chamar de contabilista ou contador? Como dissemos, na prática os termos contabilista ou contador são usados de outras formas. Popularmente, muita gente chama de contabilista qualquer profissional da área contábil, seja ele graduado ou não.
Quais são os Livros Contábeis?
Livros Fiscais são relatórios responsáveis pela apresentação dos registros fiscais de entradas, saídas, serviços, apurações dos tributos, controle de estoques, entre outros.
O registro tem como função registrar todos os eventos econômicos e financeiros ocorridos dentro de uma empresa. É nele que você vai poder verificar quais são os benefícios, os direitos, as obrigações, o que a empresa teve de receita, de despesa, enfim, quanto ela, efetivamente, está gerando de lucro ou de despesa.
Como é claro, a escrituração contábil permite maior controle financeiro por parte da empresa. Além de saber exatamente para onde vai cada centavo, esse documento permite que a companhia tenha uma mão mais firme nos seus recursos. Afinal, para gastar cada real, será preciso fazer um registro indicando para onde ele foi.
Um dos principais benefícios que a instituição pode ter aplicando o procedimento de escrituração é o de ter maior controle financeiro e econômico de seu negócio. Todos os registros anteriores servirão para informar em que estágio financeiro a empresa se encontra.
As partidas dobradas são mais úteis do que o método de partidas simples por trazer informações mais relevantes e precisas para as organizações. Cada ativo tem como correspondente um passivo, ou seja, para cada crédito existe um débito correspondente, e vice-versa.