“A massagem cardíaca deve ser feita num ritmo de 100 compressões por minuto. É uma técnica cansativa, porque precisa de repetição, portanto, a pessoa que está fazendo a massagem tem que aguentar e não desistir até a chegada do socorro.
A técnica correta para realizar as compressões, de acordo com o Guia do Conselho Europeu de Reanimação, indica que a pessoa deve estar em uma superfície rígida e com a face para cima. A pessoa que realiza as compressões deve ser colocada no lado da vítima.
Com as novas diretrizes de 2010, a recomendação agora é de se pensar na sigla CAB, onde C = compressões torácicas; A = abertura das vias aéreas e B = ventilar, ou seja, a RCP deve ter início pelas compressões torácicas, seguidas da liberação das vias aéreas e ventilações de resgate.
Para o leigo treinado, foi reforçada a sequência C – A – B para atendimento (circulation – airway – breathing). Portanto o socorrista deve começar pelas compressões torácicas antes de realizar abertura de vias aéreas e ventilações. ... Isso só poderá ser feito por socorristas leigos treinados ou profissionais de saúde.
Resumo do Suporte Básico de Vida (SÓ-COMPRESSÃO, CAB ou ABC)২ সেপ্টেম্বর, ২০১৯