Na arquitetura, o restauro é apenas do tipo funcional, para preservar a estrutura e unidade do edifício, ou reparar rachaduras ou pequenos defeitos que podem surgir nos materiais. ... Na atualidade, se tende a preservar ao máximo a integridade dos edifícios históricos.
A restauração é o segmento da arquitetura que reforma os imóveis recuperando elementos originais ou os substituindo, mas evitando alterar sua essência. O arquiteto restaurador é o profissional especializado para este tipo de trabalho. Ele vai estudar a história do imóvel, da rua, do bairro antes de realizar um projeto.
Daí a denominação “restauro filológico”, pois a ação pode assemelhar-se a edições críticas de textos, em que, ao tratarem-se as lacunas do documento, quaisquer interpolações e interpretações são feitas através de elementos diferenciados: tipo e cor da letra, notas à margem do escrito.
41 Carta de Veneza (1964): artigo 7. 42 A Carta de Atenas, de 1931, recomenda, no item Doutrina: Princípios Gerais, que “(...) se mantenha uma utilização dos monumentos, que assegure a continuidade de sua vida, destinando-os sempre a finalidades que o seu caráter histórico ou artístico”.
Carta de Atenas. Tradução de Rebeca Scherer. São Paulo: HUCITEC/edusp, s/d. LE CORBUSIER.
A Carta de Atenas (1), como é chamado este documento, trata as cidades sob o ponto de vista de arquitetos, que reunidos, buscam responder aos problemas urbanísticos causados pelo rápido crescimento das cidades.
Desses termos bem parecidos surgiu o nome urbanismo no início do século XX. Com a revolução industrial, nasce o chamado “Urbanismo Moderno”, baseado em 4 objetivos fundamentais: ... 4- Criar áreas verdes com o objetivo de gerar maior lazer e menos estresse aos novos trabalhadores urbanos.
Significado de Urbanista adjetivo Relativo ao urbanismo. substantivo masculino e feminino Especialista em urbanismo.
O profissional de Urbanismo é o responsável que se ocupa da organização de um espaço urbano, acompanhando seu desenvolvimento, buscando a melhor localização para as ruas, para os edifícios e instalações públicas de maneira que a população viva nestes espaços, buscando sempre melhorar a qualidade de vida delas.
Planejar uma cidade era de responsabilidade dos arquitetos, porém com o crescimento populacional e a ocupação das áreas fez com que surgisse o profissional de urbanismo, que atua tanto no planejamento urbano, quer dizer, na orientação do crescimento de cidades, como em projetos de saneamento. ...
R$ 3.
O Arquiteto O profissional de arquitetura é o responsável por organizar espaços (externos e internos) para que eles sigam os critérios de estética, conforto e funcionalidade. ... Já o arquiteto urbanista planeja e organiza o crescimento de cidades e bairros.
Se pudermos resumir em poucas palavras, a arquitetura moderna privilegia a simplicidade, mas ao mesmo tempo não é simplória. Ela prioriza formas simples e geométricas, livres de muitas ornamentações. O concreto armado também é uma das principais características da arquitetura moderna.