A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. ... A CBO não tem poder de Regulamentar Profissões.
O profissional no cargo de Atendente Balconista CBO 5211-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.
Para isso, é necessário acessar consulta CBO e preencher o campo em branco com o número ou nome da profissão, selecionar os filtros de pesquisa e clicar em consultar. Se preferir, é possível acessar o número do CBO pelo nome da profissão através da tabela completa online, basta visitar a página Ocupações MTE.
No cargo de Auxiliar de Limpeza se inicia ganhando R$ 1.
240 horas
Segundo as normas trabalhistas, o colaborador tem direito a receber um acréscimo de 40%, 20% ou 10% sobre o salário mínimo, a depender do grau de insalubridade (alto, médio ou baixo, respectivamente).
enseja o pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo”, por considerar que neste caso a atividade se equipara à coleta e industrialização de lixo urbano. Por outro lado, quanto a limpeza residencial e de escritórios, o TST continua entendendo que não há direito ao adicional de insalubridade, como visto.
Profissões insalubres reconhecidas pelo INSS
Enseja o pagamento do adicional de insalubridade a limpeza e higienização de banheiros em unidade escolar, uma vez que o trabalhador entra em contato com produtos químicos e biológicos.
Limpar banheiros e recolher lixo sanitário de lugares públicos ou coletivos, onde há grande circulação de pessoas, pode dar ao trabalhador o direito de receber adicional de insalubridade em grau máximo – 40% do salário mínimo.
BANHEIROS DE USO COLETIVO DE GRANDE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS. ... Trata-se evidentemente de situação completamente diversa daquela de limpeza de banheiro de uma residência ou de um escritório, cujo acesso é restrito a um número menor de pessoas. Inteligência da Súmula 488, II, do C. TST.
Um banheiro público ou casa de banho pública consiste numa área construída, geralmente em prédios ou áreas públicas e escritórios e espaços de uso coletivo, ainda que privados, a fim de que as pessoas que tenham acesso àquela área possa utilizá-la como banheiro.
R$ 1.
Como saber se o funcionário tem direito à insalubridade?