Ibá (igbá) é o termo iorubá que designa os elementos simbólicos nos altares das religiões de matriz africana. Ibá quer dizer cabaça, continente primeiro na criação do universo na cosmogonia nagô. Esta exposição lida, assim, com partes visíveis que intentam alcançar extratos invisíveis dos cultos nagôs. ...
ORI BURUKU é aquela pessoa inconstante que cada hora diz uma coisa sempre para poder chamar a atenção, porem esta sempre caindo em contradição e no fim desconversa tudo....
Ajalá é o oleiro primordial. A parte de Oxalá responsável pela criação física dos homens, por seu corpo, sua cabeça (onde vive Ori). ... A causa dos problemas que muitas pessoas apresentam antes de serem iniciadas viria exatamente de um ori cru, ou queimado, ou mal proporcionado feito durante alguma bebedeira de Ajalá.
A deitada (também chamada de camarinha) é um destes rituais que pode ser praticado de diversas formas dependendo da casa, mas traz em si um fundamento muito bonito que é firmar a energia do orixá na cabeça de quem vai se deitar. ...
Significado de Deitada substantivo feminino Ação ou efeito de deitar ou deitar-se: ela estava deitada sobre a cama. Etimologia (origem da palavra deitada). Feminino de deitado.
O rito na camarinha se constitui de significações próprias, conjunções de símbolos que se arranjam na presença do sacerdote ou sacerdotisa (pai ou mãe de santo), Yawô (filho/a de santo) e do Orixá cultuado. ... Possibilita o resgate de uma memória atemporal contida no mito do Orixá.
Filho de santo é toda pessoa que, efetivamente, tem um compromisso com o orixá, vodum ou inquice e com a religião do candomblé, ou demais religiões afro, podendo chegar à feitura de santo.
Para ser Pai de Santo, há de se ter muita capacidade, coragem e entendimento. Humildade para ensinar a todos que o procurar, tempo para se doar ao desenvolvimento dos filhos da casa, olhar de Pai para corrigir os erros e colocar no caminho seus filhos.
A vida dentro de um terreiro de santo, dentro de um barracão é por vezes bem corrida e puxada....5 Qualidades de Um Bom Filho de Santo
O ingresso do futuro filho de santo é realizado após uma limpeza espiritual denominada "SACUDIMENTO". Após o Sacudimento o médium é levado até o terreiro onde recebe o Amaci. Nesse momento, o futuro médium assume definitivamente um compromisso com o ritual, ficando de branco e de cabeça coberta por 24 horas.
Nas cerimônias, uma longa preparação em terra firme e uma parte final na água, quase sempre embalada por um canto e o ritmo das palmas. Uma delas é o ritual de iniciação, na qual uma pessoa se prepara para se tornar filha de um orixá.