Colírios, ingestão de alimentos como a linhaça e a troca de lentes de contato podem ajudar a resolver o problema, mas a melhor forma de entender melhor qual a causa dos olhos secos e corrigir a situação é conversar com um oftalmologista.
Godinho afirma que as lentes de contato nunca devem ser guardadas em água, nem higienizadas com ela. “Pode ocorrer contaminação por uma ameba ou protozoário, por exemplo, e levar a uma infeção seríssima, com dor intensa nos olhos”. Em casos emergenciais, o melhor mesmo é usar soro fisiológico.
Os usuários de lentes de contato devem restringir-se a somente enxaguar as lentes com soro e não lavar o objeto apenas com este produto. Eduardo Rocha explica que o soro não serve para higienizar as lentes porque ele não tem ação bactericida, não remove as proteínas, as gorduras e todas as impurezas presentes na lente.
Não use as lentes de contato de outra pessoa. Compartilhar lentes de contato aumenta o risco de transmissão de doenças infecciosas, além de possibilitar o dano corneano decorrente do uso de lentes com curvaturas inadequadas. 10. Não use lentes de contato com prazo de validade vencido.