O Navio Negreiro é uma poesia de Castro Alves que integra um grande poema épico chamado Os Escravos. Escrita em 1870 na cidade de São Paulo, a poesia relata a situação sofrida pelos africanos vítimas do trafico de escravos nas viagens de navio da África para o Brasil.
Castro Alves é conhecido como o “poeta dos escravos” devido aos seus poemas sociais em que denunciava a escravidão com indignação e expressividade. Quando O Navio Negreiro foi escrito o tráfico de escravos já havia sido proibido no Brasil (Lei Eusébio de Queirós – 1831), porém ainda persistiam as consequências disso.
O Navio Negreiro é uma obra do escritor baiano romântico Castro Alves (1847-1871) que foi publicada em 1869. Trata-se de uma poesia abolicionista, onde o autor aborda o tema da escravidão no Brasil.
Faz doudas espirais... Utiliza-se primeiramente da metáfora para chamar os gritos e falas do navio de orquestra. Utiliza-se também da gradação para ir, num crescente, mostrando o horror.
verbo transitivo direto Revigorar; dar vida ou vigor a; vitalizar mais uma vez: a prefeitura revitalizou a escola do município. Reviver; atribuir vitalidade, energia: ele revitalizou as energias. Etimologia (origem da palavra revitalizar). Re + vitalizar.
Significado de Dantesco [Figurado] De um horror grandioso; pavoroso, diabólico, medonho: espetáculo dantesco. Etimologia (origem da palavra dantesco).
Tiras de couro ou cordas pendentes de um cabo com as quais se bate para castigar ou flagelar. 2. Golpe dado com açoite.
Significado de Luzerna substantivo feminino [Botânica] Gênero de papilionáceas forrageiras, frequentemente usadas na rotação das lavouras para nitrogenar o solo; alfafa.
Significado de Espectro substantivo masculino Imagem incorpórea de alguém falecido; fantasma. [Figurado] Presença que pode causar sofrimento; ameaça de perigo: o espectro da fome. [Figurado] Pessoa esguia, magra e pálida: é um verdadeiro espectro. [Figurado] Lembrança insistente: tinha o espectro do casamento feliz.
Antibiótico de amplo espectro é um medicamento que possui a capacidade de eliminar grande parte dos micro organismos presentes, mas que em contrapartida não tem especificidade o que significa dizer que a sua forma de atuação é mais abrangente e atinge grande parte dos microrganismo, com ocorre com a ação da Penicilina.
Transtorno do espectro é um transtorno mental que inclui uma variedade de condições associadas, por vezes, também inclui sintomas e características singulares. As diferentes condições de um espectro geralmente possuem uma semelhança ou provavelmente são causadas pelo mesmo mecanismo.
Diagramas espectro são representações gráficas dos coeficientes de Fourier associados a uma função periódica . Como os coeficientes são números complexos, é comum representá-los na forma de módulo e fase, isto é: C n = | C n | e i ϕ n . O ângulo de fase assim definido coincide com o conceito de argumento do número .
Os espectros dos elementos são descontínuos e servem para identificar cada um, pois um mesmo espectro nunca se repete para dois elementos diferentes. Há muito tempo sabe-se que quando a luz solar atravessa um prisma, semelhante ao da figura acima, ocorre a dispersão dos componentes da luz.
Espectro visível (ou espectro óptico) é a porção do espectro eletromagnético cuja radiação é composta por fótons capazes de sensibilizar o olho humano de uma pessoa normal. ... Para cada comprimento de onda pertencente à faixa de luz visível encontra-se associada a percepção de uma cor.
O espectro solar está relacionado com as ondas eletromagnéticas produzidas pelo Sol. O espectro solar é o conjunto de todas as frequências das ondas eletromagnéticas emitidas pelo Sol.
1) 1700 Å em C7 e D4 (marrom e rosa), luz à 4500 Kelvin, emitida pela superfície do Sol, a fotosfera ea cromosfera. 2) 4500 Å em A4, D7 e E4 (amarelo) luz à 6000 Kelvin, emitida pela fotosfera.
Assim, ocorre a decomposição da luz solar no espectro de cores visíveis ao olho humano, dando origem às cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Em uma parte do Sol, chamada de Zona de Irradiação, a energia produzida é transferida para outra zona pelo mesmo processo de propagação da luz, ou seja, pelo processo de irradiação.
A fotosfera, com cerca de 330 km de espessura e temperatura de 5785 K, é a camada visível do Sol. ... O núcleo, com temperatura de cerca de 15 milhões de graus Kelvin, é a região onde a energia é produzida, por reações termo-nucleares. A cromosfera é a camada da atmosfera solar logo acima da fotosfera.
A composição do Sol é de 74% de hidrogênio e 24% de hélio, sendo o percentual restante formado principalmente por oxigênio, carbono e ferro.
RIO - Assim como todas as estrelas, o Sol nasceu do colapso gravitacional de parte de uma gigantesca, densa e gelada nuvem molecular de gás e poeira.
Como ela se iniciou há cerca de 4,5 bilhões de anos, o Sol ainda tem pela frente aproximadamente 6,5 bilhões de anos de tranquilidade. Mas, para nós da Terra, essa fase não será tão calma assim, porque a luminosidade do Sol sempre aumenta, ainda que de forma lenta, e deverá dobrar ao final dos 11 bilhões de anos.
Quando se diz: “Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra” (Gn 1:17), isso indica que se tornaram, então, visíveis da superfície da terra. Então, não se trata de uma contradição: Deus criou o sol, a lua e as estrelas no primeiro dia, separando, então, a luz das trevas, o dia da noite.
Deus fez as duas grandes luzes: a maior para governar o dia e a menor para governar a noite. E fez também as estrelas. Deus pôs essas luzes no céu para iluminarem a terra, para governarem o dia e a noite e para separarem a luz da escuridão. E Deus viu que o que havia feito era bom.
O primeiro ato de Deus foi a criação de luz indiferenciada; as trevas e a luz se separavam noite e dia; sua ordem (antes da manhã) significava que aquele era o dia litúrgico; então o Sol, a Lua e as estrelas foram criados para marcar os horários adequados para os festivais da semana e do ano.
Um grupo de sábios reuniu-se num castelo em Akbar, para discutir a obra de Deus; queriam saber por que havia deixado para criar o homem no sexto dia. “Ele pensava em organizar bem o Universo, de modo que pudéssemos ter todas as maravilhas à nossa disposição”, disse um.
Deus cria o homem para que ele viva na Terra que ele criou. Batizado de Adão, ele recebe instruções do Criador para que seja livre, com exceção apenas de não comer os frutos da árvore do conhecimento do bem e do mal para que ele não tenha que experimentar o mal em sua vida.
Segundo a Bíblia, Deus criou o Céu e a Terra. Durante seis dias foi criando o ar, a água, as árvores, animais e, por último, criou Adão, o “Homem”. No sétimo dia, descansou.
Pesquisadores descobrem que os mais recentes ancestrais comuns a todos os homens e mulheres do planeta podem ter vivido na mesma época: ele, entre 120.