O sinal de Piparote é realizado com o paciente deitado de costas e auxilia no diagnóstico de ascites. No exame, o examinador coloca sua mão em um dos flancos do abdômen e um dedo médio do outro lado, empurrando contra o flanco contralateral.
Dentre essas podem se destacar os cânceres em geral, doença inflamatória intestinal, história de litíase renal e biliar, quadros dispépticos, aterosclerose e aneurismas, e doenças hereditárias, como anemia falciforme e fibrose cística.
A ultrassonografia obstétrica, realizado a partir da décima segunda semana de gestação através da via abdominal, tem o objetivo de avaliar a posição do bebê, seu peso, o aspecto da placenta e a quantidade de líquido amniótico (CÔRREA, 2017).
O ultrassom do abdome total possibilita a avaliação de todos os órgãos sólidos do abdome, como o fígado, rins, baço e pâncreas, de todas as artérias e veias importantes como a aorta abdominal, veia cava inferior, veia porta e dos órgãos que contenham líquido em seu interior, como a vesícula biliar e a bexiga.
O ultrassom abdominal é um exame não invasivo e extremamente seguro utilizado na avaliação periódica da saúde. Através de ondas sonoras de alta frequência, ele permite visualizar alterações nos órgãos internos localizados na região do abdômen como a vesícula, as vias biliares, o pâncreas e o retroperitônio.