O Eritromicina é um antibiótico macrolídeo utilizado para o tratamento de inflamações agudas e crônicas, causadas pelo agente patogênico sensível à eritromicina, o que torna necessário um tratamento parenteral. Inflamações profundas nas vias respiratórias: Inflamação dos brônquios (bronquite).
o estolato de eritromicina pode ser tomado com ou sem alimentos; o estearato de eritromicina é melhor absorvido com o estômago vazio (mas se houver irritação gastrintestinal, tomar com alimento). infecção orofacial: 250 a 500 mg cada 6 horas, durante 7 dias. infecção estreptocócica: 250 mg, 4 vezes por dia.
ERITROMICINA – Posologia O esquema usual é de 30 a 50mg/kg por dia, dividido em 3 ou 4 doses a intervalos iguais. Contudo, para infecções mais graves, esta dosagem poderá ser dobrada.
Eritrex é um medicamento antibacteriano que tem como substância ativa a Eritromicina. Esse medicamento de uso oral é indicado para o tratamento de doenças como amigdalite, faringite e endocardite.
Cada comprimido contém: eritromicina (como estolato) 250 ou 500 mg. Excipientes: amido de milho, glicolato amido sódico, povidona, croscarmelose sódica, estearato de magnésio.
A azitromicina difere da eritromicina e da claritromicina por ter maior atividade contra bactérias gram-negativas, em particular H. influenzae. Entretanto, a maioria das enterobactérias são intrinsecamente resistentes, porque não conseguem penetrar na membrana externa efetivamente.
Mecanismo de Ação: A eritromicina é um antibiótico bacteriostático e bactericida dependendo do microrganismo, da classe dos macrolídeos. Sua ação decorre da inibição da síntese proteica bacteriana por efeito na translocação ao ligar-se à subunidade 50S do ribossomo bacteriano.
Os aminoglicosídeos agem impedindo que as bactérias produzam as proteínas que necessitam para crescer e se multiplicar.