Onde Quando E Qual Foi O Objetivo Da Conferncia Do Ambiente Humano?

Onde quando e qual foi o objetivo da Conferncia do ambiente humano

Há algum tempo as preocupações ligadas ao relacionamento sociedade-natureza, bem como os prejuízos causados pelo homem ao meio ambiente natural, são pauta de muitos eventos, reuniões, conferências e acordos internacionais liderados pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Rio+10

Os projetos do GEF – realizados principalmente pela PNUD, ONU Meio Ambiente e pelo Banco Mundial – conservam e fazem o uso da diversidade biológica, combatem as mudanças climáticas, revertem a degradação das águas internacionais, eliminam as substâncias que destroem a camada de ozônio, combatem a degradação da terra e a seca, e reduzem e eliminam a produção e o uso de certos poluentes orgânicos persistentes.

A Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável conduz à adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como parte de uma nova agenda global de desenvolvimento sustentável, com diferentes objetivos e metas com foco no meio ambiente, incluindo vida na água, vida terrestre, ação contra a mudança global do clima, água potável e saneamento, e energia acessível e limpa.

IV. A Conferência Rio+20 enfatizou a necessidade de a população mundial modificar seu modelo de consumo atual, independentemente do grau de riqueza nos diferentes países.

Presença Regional

Presença Regional

Os Estados-Membros das Nações Unidas estabelecem o Fundo para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês). Desde sua criação, o Fundo para o Meio Ambiente forneceu 14,5 bilhões de dólares em doações e mobilizou 75,4 bilhões de dólares em financiamento adicional para cerca de 4 mil projetos ambientais em todo o mundo, incluindo o Brasil.

A Cúpula da Terra também levou à adoção da Convenção da ONU sobre a Diversidade Biológica (1992) e a Convenção da ONU de Combate à Desertificação em Países que sofrem com a Seca e/ou a Desertificação, Particularmente na África (1994). Em 1994, a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, realizada em Barbados, adotou um Programa de Ação que estabelece políticas, ações e medidas em todos os níveis para promover o desenvolvimento sustentável para estes Estados.

Origem da COP

O Conselho de Administração do PNUMA adota o primeiro Programa de Montevidéu, estabelecendo prioridades para a legislação ambiental global. Isso leva a acordos importantes – incluindo as convenções de Basileia, Estocolmo e Roterdã e o Protocolo de Montreal – e apoia 120 governos no desenvolvimento de legislações ambientais.

Em reconhecimento ao aniversário de 75 anos das Nações Unidas, o Programa da ONU para o Meio Ambiente compilou uma série de marcos ambientais no decorrer da história da organização. Desde 1972, o PNUMA é a principal voz global na liderança e defesa de questões ambientais. Nosso objetivo é inspirar, informar e permitir que nações e povos melhorem sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Trabalhe conosco

Trabalhe conosco

Em 1969, a primeira foto da Terra vista do espaço tocou o coração da humanidade com a sua beleza e simplicidade. Ver pela primeira vez este “grande mar azul” em uma imensa galáxia chamou a atenção de muitos para o fato de que vivemos em uma única Terra – um ecossistema frágil e interdependente. E a responsabilidade de proteger a saúde e o bem-estar desse ecossistema começou a surgir na consciência coletiva do mundo.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita o Pacífico Sul para colocar em evidência a questão das mudanças climáticas antes da Cúpula de Ação Climática em Nova York. Além de Tuvalu, a viagem o levou à Nova Zelândia, Fiji e Vanuatu. Em cada país, o Secretário-Geral se reuniu com líderes governamentais, representantes da sociedade civil e grupos de jovens, para ouvir as pessoas já afetadas pelas mudanças climáticas e que também estão engajadas com sucesso em ações climáticas significativas.

Mas a Agenda 21 foi além das questões ambientais para abordar os padrões de desenvolvimento que causam danos ao meio ambiente. Elas incluem: a pobreza e a dívida externa dos países em desenvolvimento; padrões insustentáveis de produção e consumo; pressões demográficas e a estrutura da economia internacional. O programa de ação também recomendou meios de fortalecer o papel desempenhado pelos grandes grupos – mulheres, organizações sindicais, agricultores, crianças e jovens, povos indígenas, comunidade científica, autoridades locais, empresas, indústrias e ONGs – para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Últimas notícias

Os governos de Botsuana, Moçambique, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue adotam o Plano de Ação do Rio Zambeze. Cobrindo oito países da África Austral, o plano estabelece um novo padrão para a gestão de recursos hídricos transfronteiriços.

Em 1992 ocorreu no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92). Dados gerais podem ser encontrados aqui e aqui. O relatório final, que inclui todos os discursos entregues por escrito à ONU, está disponível clicando aqui.

A Assembleia Geral realizou uma sessão especial em 1997, chamada de “Cúpula da Terra +5” para revisar e avaliar a implementação da Agenda 21, e fazer recomendações para sua realização. O documento final da sessão recomendou a adoção de metas juridicamente vinculativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa que geram as mudanças climáticas; uma maior movimentação dos padrões sustentáveis de distribuição de energia, produção e uso; e o foco na erradicação da pobreza como pré-requisito para o desenvolvimento sustentável.

Recursos

“Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas…”

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas leva a um acordo climático histórico. Em uma reunião em Paris, 195 países adotaram o primeiro acordo climático global universal e juridicamente vinculante.

Ministros do meio ambiente e chefes de delegações adotam a Declaração de Nusa Dua na décima primeira sessão especial do Fórum Ministerial Global sobre Meio Ambiente do PNUMA em Bali, Indonésia. A declaração ressalta a importância da biodiversidade, a necessidade urgente de combater as mudanças climáticas e as vantagens de avançar para uma “economia verde”.

Quais foram as principais conferências sobre o meio ambiente que ocorreram no mundo?

As principais conferências ambientais internacionais foram as de Estocolmo, em 1972, a Eco-92 ou Rio-92; a Rio+10, em 2002, e a Rio+20, em 2012. A seguir, uma breve síntese sobre os principais acontecimentos e decisões tomadas em cada um desses eventos.

Quando e por que ocorreu a primeira conferência sobre o meio ambiente?

Resposta. Ocorreu em 13 a 22 de Junho de 1992 no Rio de Janeiro. Porque seu objetivo principal era buscar meios de conciliar o desenvolvimento socio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra.

O que foi a Conferência de Estocolmo e qual seu resultado?

O evento deu início a agenda mundial da preservação do meio ambiente. A Conferência de Estocolmo foi o primeiro evento mundial a colocar a pauta do meio em ambiente em discussão. Desse modo, ela também se insere como um marco importante para construção do Direito Ambiental e possui reflexos na luta dos ambientalistas.

Quanto ao posicionamento de alguns países na conferência de Estocolmo é correto afirmar?

2) Quanto ao posicionamento de alguns países na conferência, é correto afirmar: a) Todos os países presentes na conferência manifestaram-se favoráveis às reduções de emissões.

Quantos princípios tem a declaração sobre o Meio Ambiente Humano?

A Assembléia Geral das Nações Unidas reunida em Estocolmo, de 5 a 16 de junho de 1972, atendendo à necessidade de estabelecer uma visão global e princípios comuns, que sirvam de inspiração e orientação à humanidade, para a preservação e melhoria do ambiente humano através dos vinte e três princípios enunciados a seguir ...

Quais são os três principais agentes para o desenvolvimento sustentável?

O conceito de sustentabilidade, assim como do desenvolvimento sustentável, é amparado por três pilares: econômico, social e ambiental. Seu objetivo é manter a harmonia entre os componentes para garantir a integridade do planeta, da natureza e da sociedade no decorrer das gerações.

O que podemos fazer para melhorar o meio ambiente em que vivemos?

10 dicas importantes para preservar o meio ambiente

  • Preserve as árvores. Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. ...
  • Cuide bem dos cursos de água. ...
  • Não pare agora... ...
  • Nunca compre animais silvestres sem registro. ...
  • Cuide bem do seu lixo. ...
  • Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível. ...
  • Reduza o consumo de água. ...
  • Reduza o consumo de energia elétrica.

Por que é importante preservar a floresta amazônica?

Floresta Amazônica. ... A Floresta Amazônica possui a maior biodiversidade do mundo e assegurar a sua preservação é fundamental para garantir a sustentabilidade natural. As diversas espécies encontradas na floresta também são importantes para a produção de medicamentos, cosméticos e controle biológico de pragas.

Qual é a importância da preservação das florestas?

Conservar uma floresta é conservar todas as formas de vida – a nossa e de toda biodiversidade. É proteger também o conhecimento e a história de um lugar, sua paisagem e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação emocional, física e intelectual de novas gerações, ao promover a relação das pessoas com a natureza.

Qual é o significado de preservar?

1 Colocar(-se) a salvo de qualquer mal ou dano; resguardar(-se): “Não se falou no Abel durante o jantar. Abel tinha sido restituído aos santos da sua família, nos cabia preservar o que ainda estava vivo entre nós, o que fora salvo do naufrágio” ( LFV ) .

Porque devemos conservar as árvores e evitar desmatamento?

Com o desmatamento, o desabrigo é um dos problemas a serem enfrentados. Além deste, quando cortamos as árvores diminuímos o filtro natural de gases de efeito estufa e com isso, o aquecimento global aumenta. Preservar as árvores é também ser responsável por uma das principais fontes de alimento.

Porque é importante conservar a vegetação no campo e na cidade?

Do ponto de vista dos especialistas em meio ambiente, a vegetação das APPs desempenha os importantes papéis ecológicos de proteger e manter os recursos hídricos, de conservar a diversidade de espécies de plantas e animais, e de controlar a erosão do solo e os consequentes assoreamento e poluição dos cursos d'água.