O hematoma subdural ou hemorragia subdural é a acumulação de sangue nos espaços meníngeos. Na sequência de um traumatismo craniano com lesão das pequenas veias que atravessam o espaço subdural, a hemorragia tem lugar entre a aracnóide que envolve o cérebro e a dura-mater que está em contato com o crânio.
O hematoma subdural é a acumulação de sangue entre o encéfalo e o crânio. Geralmente são causados por traumas na cabeça. O sangue irá se acumular entre as camadas de tecido que envolvem o cérebro. O hematoma subdural ocorre entre a camada dura-máter, a mais externa, e a camada seguinte, a aracnoide.
Um traumatismo craniano pode causar sangramento no cérebro. Estas podem resultar em uma bolsa de sangue entre o crânio e camada externa de tecido que cobre o cérebro. Esta bolsa de sangue é chamada um hematoma epidural. Pode também se formar uma bolsa de sangue entre a camada externa e camada média de tecido.
O hematoma subdural crônico (HSC) representa uma das formas mais frequentes de hemorragia intracraniana1 e é considerado uma lesão benigna, ainda que cronicamente progressiva1-3.
O Hematoma Subdural Crônico (HSDc), geralmente, se desenvolve em idosos após traumatismo craniano leve. Pessoas mais jovens também podem apresentar HSDc, especialmente se tiverem algum distúrbio de coagulação, convulsões ou abusarem de álcool.
Higromas são coleções localizadas no espaço subdural com diversas causas e prognóstico variável. Mais frequente em idosos, tornou-se mais comum em pacientes jovens em virtude do aumento do número de craniotomias descompressivas, sobretudo para traumatismos cranianos graves.
O hematoma epidural, também conhecido como extradural, ocorre entre o crânio e a dura-máter devido o rompimento arterial, principalmente da artéria meníngea média, em situações como o traumatismo crânioencefálico (TCE).
[ Anatomia ] Que ocorre ou se situa no exterior da dura-máter (ex.: hematoma extradural).
O hematoma subgaleal visto na TC corresponde ao famoso "galo" que pode ser visto por você no local do impacto. Nesse caso, o local da batida na cabeça estaria na região frontal direita, ou seja, na face mais à frente da cabeça, em seu lado direito. Esse é o termo técnico para descrevê-lo na tomografia.
Para tirar hematomas que tenham mais de 24 horas, pode-se aplicar compressas de água morna, pois aumentam a circulação sanguínea local e ajudam a remover os coágulos formados. Para isso, deve-se molhar um pano em água morna e depois aplicar sobre o local, deixando-o atuar por, aproximadamente, 20 minutos.
Hematoma é o acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos, que pode acontecer em qualquer lugar do corpo e surge, geralmente, em decorrência de algum trauma ou lesão. Quando o sangue extravasa, ele fica acumulado neste local e gera um hematoma.
Amarelo: Finalmente, a reta final do hematoma está próxima. De verde, a contusão passa a ter uma cor amarelada. Isso se dá pela decomposição final da hemoglobina, chamada bilirrubina. Isto acontece de forma muito rápida.
A cor roxa dura uma média de 5 dias, enquanto, logo depois, vem outras fases e colorações. É uma evolução gradual dos tecidos envolvidos e costuma durar uma total de 15 dias ou um pouco mais para a resolução ser completa.
O que podem ser as manchas roxas no corpo e como tratar. As manchas roxas são causadas pelo extravasamento de sangue na pele, devido a um rompimento de vasos sanguíneos, geralmente, provocado por fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alteração das plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue.