Assim como uma dieta saudável consiste em uma variedade de alimentos, uma dieta sensorial engloba um conjunto de brincadeiras e atividades lúdicas, planejadas e recomendadas pelo terapeuta, contemplando os estímulos sensoriais adequados ao perfil sensorial da criança.
Três sistemas sensoriais são centrais na Teoria de Integração Sensorial: tátil, vestibular e proprioceptivo. Suas interrelações começam a se formar antes do nascimento e continuam a se desenvolver a medida que a pessoa amadurece e interage com seu ambiente.
O transtorno do processamento sensorial é um conjunto de alterações na forma como o cérebro recebe, integra e organiza informações para realizar atividades e cumprir papéis sociais.
Inputs sensoriais referem-se às funções receptivas: à capacidade para selecionar, adquirir, classificar e integrar as informações, isto é: a sensação, percepção, atenção e concentração (EDMANS, 2004).
A educação sensorial é usada para explorar a mente da criança desde os primeiros 3 anos de vida. Para a criança nesta faixa etária, as informações neste momento são um mar de impressões em suas mentes inconscientes.
A hipossensibilidade faz com que sejam procurados estímulos muito intensos. Os comportamentos que daí advém podem ser: Pouca coordenação motora e pouco equilíbrio; Dificuldades em identificar objetos.
Além disso, graças ao tato, pessoas com deficiência visual são capazes de interpretar o ambiente em que estão com bastante agilidade e sensibilidade; e podem ler, pelo método Braille.
Os jogos sensoriais motores e de raciocínio são de grande importância, uma vez que ao envolver o raciocínio e a motricidade a todos os sentidos humanos para a sua realização ( visão, tato, olfato, paladar e audição), fazem com que tais sensações sejam aguçadas.
A finalidade dos jogos sensoriais visuais é desenvolver o sentido da vista e melhorar a capacidade de observação. Servem para reconhecer os diferentes tipos de cores, classificar diferentes objetos segundo suas características.
Todos os sentidos do nosso corpo são extremamente importantes, pois eles permitem a percepção dos diversos estímulos do meio. O tato, um desses sentidos, possibilita a percepção das texturas, da temperatura, da pressão, entre outras sensações.
Nessa brincadeira, devemos colocar diferentes objetos dentro de uma sacola. Para isso, podemos procurar objetos facilmente identificáveis pelo tato. Por exemplo, um pente, chaves, bloquinhos, bolinhas de gude etc. O objetivo é que as crianças peguem um objeto da sacola e o descrevam com base no tato.
O tato. O tato é o sentido responsável pela percepção do toque, estando relacionado, portanto, com a forma como sentimos o mundo em nossa volta. Diferentemente dos outros sentidos, ele não ocorre em uma região específica, sendo possível a percepção tátil por todo nosso corpo.
O tato é um dos cinco sentidos e é através dele que podemos perceber texturas, temperaturas e sensações de dor.
Tradicionalmente, aceitamos que os seres humanos possuem cinco sentidos principais: visão, olfato, paladar, audição e tato.
Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. ... Cada órgão do sentido está adaptado a responder a um determinado estímulo e possui receptores sensoriais capazes de transformar esses estímulos em impulsos nervosos.