Uma boa opção para tratar a diarreia canina é a água de arroz. É um remédio caseiro que ajuda a combater a diarreia em cachorro além de normalizar o trânsito intestinal, e você pode dar ao seu cachorro depois do período de jejum. Para a preparação, você precisa apenas de arroz branco e de água.
Problemas Intestinais Leves em Cães: O Que Fazer Ofereça água ou água de côco para manter o animal hidratado. Volte com o alimento aos poucos, de preferência um alimento fácil de digerir como uma mistura de arroz com frango desfiado cozidos em água e sal, em pequena quantidade várias vezes ao dia.
O cachorro com diarreia perde muita água e isso acaba debilitando outras funções e causando novos problemas. Portanto, é fundamental oferecer água e mantê-lo hidratado. Em alguns casos, o jejum pode ser recomendado para limpar o organismo, fazendo com que o aparelho digestivo volte a funcionar normalmente.
Diarreia é bastante comum em filhotes e pode variar de um ou dois episódios leves que se resolvem rapidamente a sintomas gastrointestinais graves que podem indicar uma doença mais séria.
Diarreia causada por parasitas intestinais: infecção por vermes é uma causa super comum de diarreia canina. Para evitar, mantenha o vermífugo em dia; Diarreia causada por doenças: viroses, infecções e tumores podem causar diarreia nos cachorros.
Consistência: o cocô de cachorro deve ter uma consistência firme. Dejetos sem forma podem indicar que o intestino do seu cachorro não está realizando uma correta absorção dos nutrientes, o que nos leva a termos um cachorro cagando mole. Por outro lado, fezes de cachorro muito duras podem indicar desidratação.
Normalmente, é considerado saudável que ele faça essas necessidades até três vezes por dia. Para ter um controle disso, adestre seu cão a defecar sempre no mesmo local (link para matéria sobre xixi no lugar certo). E preste atenção na textura: fezes moles podem indicar a presença de vermes.
Cães: injeção intravenosa ou intra- muscular na dose de 0,4 mg de butil- brometo de hioscina e 50 mg de dipirona por Kg de peso corporal, correspondendo a 1 mL / 10 Kg de peso corporal. Doses máximas para cães: 1 a 2,5 mL. Buscopan® Composto pode ser novamente utilizado após 3-4 horas da primeira aplicação.
Terapia antibiótica para controlar a sepse; amoxicilina e cefalosporinas de 1ª geração para a leucopenia. Usar fármacos antieméticos como a metoclopramida em infusão contínua ou em doses de comprimidos; antissecretores anti-H2 como a cimetidina ou a ranitidina.
Como você deve ter percebido, a cinomose em cachorro não tem cura e é uma doença realmente muito grave. Felizmente, já existe uma vacina para manter o filho de quatro patas sempre protegido. Nesse sentido, é muito importante administrar a vacina polivalente ao cão desde filhote, a partir de 45 dias de vida.
Na fase mais tardia da doença, acontece o acometimento do sistema nervoso central, que é quando o animal passa a ter o andar desorientado e tremores musculares que podem evoluir para crises de convulsões.
Viratec® 10 CVL é uma vacina importada que protege contra as principais doenças infecciosas de cães: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, doença respiratória causada pelo adenovírus tipo 2, parainfluenza, coronavirose e leptospirose canina.
Quando tem algum cão doente na casa, com parvovirose ou cinomose, os veterinários indicam esse produto para fazer a limpeza. É a solução utilizada em todos os hospitais, clínicas, hotéis e creches de animais. A forma correta de utilizar a amônia quaternária é retirar a excesso dos resíduos, como fezes e urina.