É aí que entra o cooler. Uma espécie de ventiladorzinho que tem a função de reduzir o calor gerado pelos componentes da máquina, principalmente o produzido pelo próprio processador. Ou seja, é o responsável por "refrescar o computador".
Afinal, existem no mercado inúmeros tipos de coolers, e fans para todos os tipos de gostos, necessidades e bolsos.
O funcionamento é bem simples: o fluído que está na parte de baixo do cano absorve calor e sobe, forçando o líquido que está em cima a descer para absorver mais calor; e esse ciclo se repete infinitamente. Esse sistema é mais utilizado em placas de vídeo, mas também é encontrado em coolers de processadores.
Fan é um ventilador que fica colocado no gabinete ou no dissipador... Cooler é o conjunto de fan mais dissipador... ... Cooler = esfriador (como já foi dito, é o conjunto ventilador + dissipador).
Ao contrário dos coolers comuns que utilizam ar para resfriar as peças, o water cooler usa um sistema de bombeamento de água para dissipar o calor. Um líquido, que pode ser água destilada ou outro composto químico, passa por um tubo e chega em um bloco de metal.
A ventoinha é mais uma daquelas peças importantes para o funcionamento do carro, que precisam de atenção especial. A principal função da ventoinha é resfriar o radiador evitando que o carro entre em superaquecimento, como o motor fervido, por exemplo.
A ventoinha do carro é ligada após o sinal de um termostato enviado pelo líquido refrigerante (água do radiador mais aditivo). ... É comum a ventoinha ligar após o desligamento do carro. Esse é um procedimento normal, pois ao parar o carro o motor para de admitir ar fresco e se resfriar.
A ventoinha é uma das peças do sistema de refrigeração do radiador. Ela é acionada somente quando há necessidade de estabilizar a temperatura acelerando a passagem de ar pelo radiador para haver a troca de calor. ... Verifique sempre a água do motor, pois é ela que ajuda a regularizar a temperatura.
Realizando uma inspeção “de ouvido” na ventoinha do radiador Fique atento a qualquer ruído fora do comum. Para iniciar a inspeção, levante o capô do carro e faça uma escuta detalhada dos sons emitidos. Ligue o carro, coloque-o em marcha lenta e deixe assim até que a ventoinha seja acionada e você consiga perceber algo.
Por exemplo: quando o motor é acionado, o sensor registra um estado frio, porque, obviamente, não estava ligado e vai aquecendo conforme o carro está em funcionamento. O sensor não pode apresentar altos níveis de temperatura, pois isso indica que há um problema no motor que precisa ser checado o quanto antes.
Se o sensor não estiver funcionando apropriadamente, a ventoinha não será acionada ou se acionará direto porque ele não saberá que a temperatura está suficientemente quente para requerer a ativação, o que pode levar ao superaquecimento. O sensor está geralmente localizado na tampa do termostato do carro.
Em suspeitas de superaquecimento, faça o teste com o cebolão, usando um fio (conhecido como jump) pra fechar o circuito. Se uma das velocidades do eletro-ventilador não funcionar, verifique o estado dos relés e fusíveis.
Assim, quando a temperatura da água chega à 92 graus, a voltagem correspondente é enviada á ECU e esta, então energiza um relé, que aciona a ventoinha, mas passando através de uma resistência o que resulta numa rotação menor do motorzinho o que dá uma vazão de ar menor.
1) Se medirmos à resistência ôhmica de um motor de ventoinha, realmente encontraremos um valor muito baixo, como citado, em torno de 0,8 ôhms. Portanto aplicando-se 12V sobre essa carga a corrente ultrapassarpa 15A, e a queima do enrolamento será decretado.
O módulo de resistência do Eletroventilador tem a função de armar e desarmar a ventoinha, evitando assim que o motor do veículo aqueça. ANTES DA COMPRA, CERTIFIQUE-SE QUE ESSA PEÇA REALMENTE É PARA SEU VEÍCULO.
Coloque o clipe principal da luz de teste no parafuso de metal, e toque a extremidade da ponta do testador nos terminais do fusível. Uma indicação de energia em ambos os terminais do fusível indicará que ele está bom. Se um dos terminais estiver energizado e o outro não, o fusível está estragado.
A resistência do motor do ventilador é um pequeno componente, que controla a velocidade de rotação do motor da ventoinha interior. Este ventilador é utilizada para o ar condicionado, bem como para toda a ventilação interior.
proximo da zona de superaquecimento, a central libera o segundo estagio do rele. teu carro te ar condicionado ? faça um teste: mesmo com o motor frio, se voce ligar o ar, a ventoinha deve funcionar alguns segundos depois.
O segundo estágio da ventoinha entra somente com o ar ligado, porém com dois sensores diferentes. ... Normalmente quando este sensor não funciona é porque tem pouco gás e ao colocar o gás correto ele funciona direto.
É esse que vai fazer a ventoinha armar e refrigerar o motor do carro. Podemos ter uma ou duas ventoinhas no radiador. ... Isso vai ajudar a preservar todo o sistema de resfriamento do motor, inclusive a central, que pode queimar essa parte e o carro vai ferver.
A ventoinha acionar pouco após ligar o ar condicionado? Sim normal. Quando tem 2 liga a específica do A/C. Quando tem 1 liga na velocidade mais baixa.
10 minutos
De forma geral, o ideal é que ele trabalhe em temperaturas entre 80º C e 100º C, dependendo do modelo do veículo. Contudo, existem diversas situações que podem causar o superaquecimento do motor e, por isso, devem ser observadas com atenção pelos motoristas.
Levando em consideração uma faixa de tolerancia de 10%, a ventoinha vai armar/desarmar entre 90° e 100°.....
Para saber se ele está na temperatura ideal de funcionamento, verifique o ponteiro da temperatura. Na maioria dos modelos, os 90 graus fazem com que o ponteiro fique na metade do marcador. É importante manter o óleo do motor com a especificação correta e dentro do prazo de validade.
O ponteiro deverá ficar a meio, ou ali 1/2 traço, um traço acima de meio.
Leitor do nosso AutoPapo diz que o seu automóvel, ao circular no trânsito urbano, apresenta significativas variações de temperatura. O ponteiro de temperatura sobe e desce: vai além dos 90 graus e depois retorna, indicando uma oscilação térmica que ele não sabe se é perigosa ou não.
Se a temperatura do motor do seu carro está constantemente elevada, leve seu veículo imediatamente a uma oficina. Assim, o problema poderá ser diagnosticado e solucionado definitivamente.
Além dos vazamentos, o motor pode superaquecer devido a problemas nas ventoinhas elétricas do radiador, relês ou fusíveis queimados. Há ainda os defeitos na válvula termostática e bomba d'água.
Causas do superaquecimento do motor A válvula termostática travar na posição fechada e impedir o fluxo de água fria para resfriar a temperatura do motor. A bomba d'água apresentar vazamentos ou ter uma de suas pás desgastadas e, assim, não conseguir impulsionar a água na velocidade ideal.