Odu é um conceito do culto de Ifá também usado no candomblé, interpretado no merindilogum, na caida de búzios. A palavra odu vem da língua iorubá e significa destino. Cada homem (ser) possui o seu destino que se assemelha a de outros mas sempre com alguma particularidade.
Isso quer dizer que estamos com defeito e por isso atraímos os aspectos do lado ruim da coisa. É como uma comida que pode ser preparada com sabor ou ser feita de qualquer jeito e ficar uma porcaria.
Na Umbanda: Os Orixás: são vibrações cósmicas provindas das leis que regulam a vida. Guia fala. ... Os Guias são de extrema importância nas nossas vidas.
Filhos e Filhas de Oxum É algo que 'vem de dentro'. Assim, a vaidade norteia outras características marcantes como um grande senso estético e o amor, primeiro por si mesmo (a) e em seguida pelos demais. Forte determinação, ambição social e grande sensibilidade também são marcantes.
Oxum representa a sensibilidade e, quando incorpora uma pessoa, derrama lágrimas. O Orixá Oxum foi esposa de Xangô, assim como Iansã e Obá. Tinha desavenças com Obá e a convenceu certa vez de cortar a própria orelha.
Oxum atua no campo vibracional da fertilidade, mas não é limitada só a fertilidade de gerar filhos, mas da manifestação da prosperidade e criação de nossas vidas. Ou seja, Oxum atua na prosperidade financeira também. Oxum é dona do ouro e da fartura.
Oxum chora porque ainda há no mundo muita feiúra. ... Quando Oxum deixa de olhar seu espelho para olhar para o mundo dos homens, ela chora e chora, e de seu choro se faz uma cachoeira de amor e bondade que limpa a terra do que de feio e imperfeito o homem pôs nela. É por isso que Oxum chora.
Oxum
azul claro
Oxum
O Dia de Iemanjá é comemorado em 2 de fevereiro. Iemanjá, também conhecida como "Rainha do Mar" é um orixá africano feminino, e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. É considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.
Nanã, Anamburucu, Borocô, Nanamburucu (em iorubá: Nanan Buruku) ou Nanã Buruquê é um vodum e orixá da sabedoria e dos pântanos.
No sincretismo religioso, os santos católicos Santo Antônio, São Pedro e São João, muito lembrados neste mês de festas juninas, são, respectivamente, Ogum, Xangô e Oxossi, no candomblé.