Enquanto conjunção a palavra SE pode ser: 1.
Pronome relativo x Conjunção integrante
Os pronomes relativos são: que, quem, o qual (a qual, os quais, as quais), onde (equivalendo a em que), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas) e podem ser precedidos ou não por preposições. ...
Os pronomes pessoais (pronombres personales, em espanhol) são palavras que substituem os substantivos (comuns ou próprios) e que identificam os participantes do discurso....Formas segundo a função.
Os pronomes de tratamento empregados no tratamento informal em espanhol são TÚ(equivale a 'você / 'tu'') e VOSOTROS / VOSOTRAS (equivale a 'vocês'). Os pronomes que os acompanham sempre são referentes à segunda pessoa: te, tu, tuyo, tuya, tuyos, tuyas, os, vuestro, vuestra, vuestros, vuestras.
(Informal): Usa-se este pronome pessoal e as estruturas que o acompanham (te, tu, etc…) para escrever ou falar com uma pessoa (singular) de confiança (amigos, família, conhecidos). Exemplo: Tú eres mi mejor amigo. / (Você é meu melhor amigo.)
“VOSOTROS” é mais utilizado na Espanha para referir-se a várias pessoas, enquanto o termo “USTEDES”, em alguns países, utiliza-se de maneira informal. Ou seja, para referir-se a “VOCÊS”, mas isto só acontece com a 3ª pessoa do plural.
O português moderno permite que se escolha livremente entre tratá-lo por tu ou por você. Nas gramáticas tradicionais, são duas formas igualmente corretas para tratar a segunda pessoa do discurso: 1. ª pessoa: quem fala (eu-nós)/ 2. ª pessoa: com quem se fala (tu-vós, você-vocês)/ 3.