A linguística é uma ciência que tem como objeto de estudo a linguagem e suas manifestações. Os estudos da linguística estão divididos em fonética, fonologia, sintaxe, semântica, pragmática e estilística.
O conhecimento enciclopédico consiste no conhecimento do mundo que se encontra armazenado na memória de longo prazo, e o interacional recobre os conhecimentos funcional, comunicacional, metacognitivo e superestrutural, sendo o último o que garante a interação (as ações verbais) pela linguagem (Koch, 2003).
Assim, o conhecimento ilocucional é aquele que facilita e permite que nós possamos identificar o objetivo de um autor ao escrever determinado texto. Em outras palavras, é o tipo de conhecimento que nos deixa perceber a intenção da produção textual.
Quando um autor escreve, ele recria o mundo a partir de suas convicções, experiência e valores. Sendo assim, como é o uso do conhecimento enciclopédico? Marque a alternativa correta. ... d) Baseado no conhecimento da norma culta.
Se houve um tempo em que era comum a existência de comunidades ágrafas, se houve um tempo em que a escrita era de difícil acesso ou uma atividade destinada a poucos privilegiados, na atualidade, a escrita faz parte da nossa vida cotidiana, seja porque somos constantemente solicitados a produzir textos escritos (bilhete ...
O conhecimento enciclopédico, ou conhecimento de livro, é ativado quando se aciona o repertório de informações armazenado na memória, a partir de vivências e experiências diversas.
Refere-se a conhecimentos gerais sobre o mundo - uma espécie de thesaurus mental. Conhecimento guardado na memória adquirido no meio em que vivemos: sociedade, experiência, televisão, modo de vida!
Desempenho Linguístico, definido por Chomsky como “conjunto de imposições que limitam o uso da competência. ... Em outras palavras, competência é o conhecimento da estrutura da língua. Já o desempenho é a manifestação imperfeita da língua.
As regras dividem as sentenças em partes menores, portanto, ao combinar essas partes através de regras chamadas “transformações”, é possível “gerar” todas e apenas as sentenças gramaticais (válidas) de uma dada língua, que são ilimitadas em número, daí o nome Gramática Gerativo-Transformacional, como a abordagem ficou ...