A concepção do homem como centro do mundo foi desenvolvida no período renascentista com o surgimento do humanismo. Segundo esse entendimento, todos os seres humanos têm valor e fazem parte da natureza. A palavra humanismo pressupõe que o ensino deve ser voltado às necessidades e ao bem-estar do ser humano.
A Educação Humanista tem como foco a ideia de que todos devem ter igualdade de oportunidades. Para isso, busca atender às necessidades e o bem-estar do aluno, colocando o conhecimento técnico – matemática, língua portuguesa e afins – e as relações humanas em harmonia.
Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como os principais numa escala de importância, no centro do mundo. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.
O humanismo surgiu na época do renascimento, um movimento cultural que nasceu na Ítalia; Esse movimento tinha a mente baseada no atropocentrismo (O homem no centro); Os humanistas eram considerados os sábios, eram aqueles que faziam traduçoes das literaturas, foram aqueles que criaram uma nova literatura não só criadas ...
Podemos definir o humanismo como a corrente intelectual desenvolvida na Europa durante a transição da Idade Média para a Idade Moderna, entre os séculos XIV e XVI.
O classicismo iniciou-se em Portugal, em 1527. Entretanto, somente em 1572 ganhou notoriedade, com a publicação de “Os Lusíadas”, de Camões. O Classicismo foi um movimento cultural ocorrido no Renascimento (séculos XV e XVI).
Literatura. O Classicismo foi um movimento cultural que fez parte do Renascimento europeu, durante os séculos XV e XVI. Como o próprio nome aponta, a proposta do Classicismo era um retorno às formas e temas da Antiguidade Clássica, ou seja, Grécia e Roma antigas.
São textos que descrevem as terras descobertas pelos portugueses no século XVI, desde a fauna, a flora e o povo. Vale lembrar que o Quinhentismo brasileiro ocorreu paralelo ao Classicismo português e o nome do período refere-se a data de início: 1500.
Quinhentismo é um período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1601. Está, portanto, inserido no contexto das Grandes Navegações e da Contrarreforma Católica. ... A obra mais importante desse período é A carta de Pero Vaz de Caminha, considerada a Certidão de Nascimento do Brasil.