O debate ganhou ainda mais notoriedade desde os anos 1990, quando a internet chegou a muitos lares brasileiros e o país publicou uma nova versão da Lei de Direitos Autorais.
6. Defenda seus direitos: Se alguém violar seus direitos autorais, você tem o direito de tomar medidas legais para proteger sua obra. Isso pode incluir enviar uma notificação de violação, solicitar a remoção do conteúdo infrator ou até mesmo processar o infrator. Consultar um advogado especializado em direitos autorais pode ser útil nessas situações.
Acontece que, por ambas matérias (direitos autorais e propriedade industrial), popularmente, se confundirem, convencionou-se a denominar royalties todo tipo de contraprestação devida sobre bens intelectuais de terceiros.
A expressão copyright é bem antiga, surgiu no Reino Unido no ano de 1710, com o objetivo de proteger obras literárias e sendo uma das primeiras leis de direito autoral que se tem notícias, mais baseada em proteção de cópias de livros.
De nome, talvez nem todo mundo conheça. Mas você certamente já deve ter lido ou ouvido a expressão “todos os direitos reservados”. Isso é copyright. No entanto, existem outras duas variações: “alguns direitos reservados”, que libera o uso de fragmentos de uma obra; e “domínio público”, que não impõe restrições de uso por outras pessoas.
O requerimento do copyright deve ser feito à Biblioteca Nacional, através do Escritório de Direitos Autorais (EDA). O órgão é responsável pela execução da política pública de registros e preservação da obra no Brasil.
O primeiro desses símbolos, ©, é utilizado para representar a reserva de todos os direitos sobre produções intelectuais, científicas, artísticas, e as demais que se enquadram na lei de proteção aos direitos autorais, a lei do copyright.
Assim, digamos que o autor do livro “X” tenha falecido no dia 13 de setembro de 1999. Nesse caso, o prazo de 70 anos começou a ser contado em 01 de janeiro de 2000, vigorando até 31 de dezembro de 2070, sendo que, a partir de 1º/01/2071, a obra passaria a integrar o domínio público.
Mas, afinal, por que uma empresa ou um negócio se interessaria por publicar uma obra? O motivo é simples: reputação e relevância. Ao publicar qualquer um dos formatos que listamos acima, uma marca ganha ainda mais espaço dentro da sua área de atuação.
2. Registre sua obra: Embora o copyright seja automaticamente concedido quando uma obra é criada, é altamente recomendável registrar sua obra em um órgão de direitos autorais. Isso fornece uma evidência legal de que você é o criador da obra e facilita a comprovação de sua autoria em caso de disputas legais.
Mas a invenção da prensa e dos tipos móveis por Gutenberg conferiu escala industrial ao compartilhamento de ideias, atraindo a atenção para os direitos autorais.
Contudo, podem haver situações em que o(a) autor(a) possua interesse em autorizar a livre reprodução da obra, mas não sua distribuição, sendo, pois, vedados apenas alguns direitos a terceiros.
Quer saber um pouco mais sobre a proteção da propriedade industrial? Acesse agora nosso Manual de Propriedade Intelectual para Empresários e confira um pouco mais sobre esses direitos da sua empresa.
O copyright é uma ferramenta essencial para proteger os direitos dos criadores de conteúdo no mundo digital. Ao entender o que é o direito autoral, como utilizá-lo e para que serve, você pode garantir que suas criações sejam protegidas e valorizadas.
Além disso, esse período em que você vai focar nessa retomada pode representar menos produtividade para o seu processo criativo. Afinal, você vai deixar de olhar para as futuras criações e focar apenas na resolução desse caso, o que também pode ser algo negativo.
Você sabe o que é copyright? Toda pessoa que produz conteúdos originais e se esforça para atuar dentro da lei precisa conhecer esse conceito. Afinal, trata-se de uma proteção importante ao seu trabalho intelectual.
Exceto em casos incomuns, o Pinterest não é o detentor dos direitos autorais sobre as imagens que os usuários salvam como Pins no site.
Como usar o Pinterest?
O Pinterest permite que você publique conteúdo, incluindo fotos, comentários, links e outros materiais. Tudo o que você publica ou disponibiliza de qualquer outra forma no Pinterest é chamado de "Conteúdo do Usuário".
O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens que funciona como um quadro de inspirações e ideias para uma infinidade de assuntos e categorias. A proposta é que a plataforma se assemelhe a um quadro, onde fiquem fixados as coisas que o usuário mais gosta.
Como usar o Pinterest profissionalmente
Para que serve o Pinterest? Além de salvar ideias de conteúdos para você e/ou para o seu negócio, no Pinterest você pode alavancar o seu negócio com vinda de tráfego gratuito. Essa rede social é um ótimo lugar para divulgar o seu conteúdo, seja de site, blog ou loja virtual.
Como compartilhar conteúdo do Instagram no Pinterest:
Este número se refere aos seus visualizadores mensais, ou seja, quantos dos seus visitantes, muito mais do que apenas seus seguidores, interagiram com seu conteúdo no Pinterest; isso inclui todos os Pins que você salvou no Pinterest + Pins que outras pessoas salvaram do seu site e contas vinculadas.